As pacientes assistiram a uma palestra sobre câncer de mama, câncer do colo do útero e saúde da mulher de forma geral. Depois ouviram um depoimento de uma estudante de enfermagem que descobriu um câncer ao fazer o autoexame da mama e conseguiu se curar.
Além disso, foi demonstrado as pacientes a importância do abraço e do apoio da família através de uma dinâmica de grupo. Por fim, foi servido um lanche as participantes da ocasião.
Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, Lays Nogueira Miranda, o envolvimento dos estudantes e professores do curso de enfermagem neste movimento, reitera o compromisso da Unit com a sociedade alagoana. “É preciso levar os conhecimentos trabalhados em sala de aula para a nossa comunidade e possibilitar a reflexão sobre os indicadores de saúde da população”, diz.
“Através das ações desenvolvidas por este e por outros grupos de estudantes durante todo o mês de outubro muitas vidas foram tocadas e muitas experiências foram partilhadas, de modo a favorecer a formação crítica e reflexiva de nossos estudantes e promover o diálogo com a comunidade objetivando a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama”, completa Lays.
Outubro Rosa
O movimento Outubro Rosa foi criado para lembrar as mulheres da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, considerado como grave problema de saúde pública. É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres e representa a primeira causa de morte por tumores malignos na população feminina brasileira, com 13,03 óbitos/100.000 mulheres em 2014, segundo dados do Instituto nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).