MENU

Estudantes de Direito participam de simulação do Tribunal do Júri


às 17h08
Compartilhe:

Na manhã de hoje (21), os alunos do 9º período de Direito do Centro Universitário Tiradentes – Unit – participaram de uma simulação de Tribunal do Júri, no salão do 2º Tribunal do Júri da capital, sob orientação do professor Ryldson Martins.

A iniciativa permite que os alunos se preparem previamente para os debates entre acusação e defesa, assumindo as funções do Ministério Público (acusação), Defensoria Pública (defesa), Conselho de sentença e Juiz. De acordo com a coordenação do curso, esta é uma ferramenta de aprendizagem dinâmica que possibilita o desenvolvimento da oratória e argumentação, além de unir a pesquisa à prática.

“A instituição do Tribunal do júri está presente em nosso ordenamento jurídico desde a Constituição de 1891. Atualmente, está prevista no art. 5o, inciso LXXXVIII, da CF/88, sendo competente para julgar os crimes dolosos contra a vida. Na prática, poucos profissionais da área jurídica atuam no Tribunal do Júri, uns porque não gostam, outros porque não se sentem preparados para tanto. Oportunizar aos alunos a participação em um júri simulado, na própria sede de um dos tribunais do Júri da Capital, é estimulá-los a desenvolver seus talentos, bem como possibilitar que tenha acesso a alguns recursos que irão facilitar o desempenho de sua atuação no Sinédrio Popular. Trata-se uma iniciativa única da Unit, que prioriza não apenas o aprendizado teórico mas, principalmente, prático. Importante destacar o apoio de todos do NPJ, assim como do Nobre Juiz de Direito do 2o Tribunal do Júri, Dr Jonh Silas, que disponibilizou o espaço para a realização do evento”, coloca o professor Ryldson Martins.

 

 

Compartilhe: