MENU

Estudantes da Unit levam Projeto VacinAção à comunidade e escolas infantis


às 14h47
A Vacinação é uma das medidas mais importantes para a prevenção de doenças como o sarampo, catapora, caxumba, gripe. Mas o assunto, ainda é tema de muitas dúvidas dos pais. Será que é preciso vacinar? Isso é seguro? Para dar essa resposta assertiva e reforçar a relevância da imunização, um grupo de estudantes de Enfermagem idealizaram o projeto ‘VacinAção’, durante a graduação no Centro Universitário Tiradentes – Unit AL.
Compartilhe:

O Projeto leva atividades lúdicas e teatrais para escolas e comunidades, de forma que as crianças e seus pais consigam captar a importância da imunização. “Durante a graduação, corriqueiramente tratamos de um mundo de informações acerca da saúde pública, e identificamos uma diminuição nas coberturas vacinais, principalmente em relação às crianças”, ressaltou a estudante Pietra Marques.

A partir de tais observações, os graduandos de diferentes períodos do curso de Enfermagem: João Lourenço (10º período); Pietra Marques, Pedro Dorneles e Kelly Anny (9º período); Carlos Rodrigo (7º período) e Fabiana Ramos (6º período) começaram a ir para a literatura e observar as várias campanhas de incentivo do Ministério da Saúde.

“Nós, graduandos de Enfermagem não poderíamos ficar parados diante da carência marcante em relação às informações que deveriam ser supridas. Vimos que muitos pais tinham ideias erradas acerca da vacinação e nenhuma delas por respaldo científico. A partir da necessidade de esclarecer a verdadeira importância da imunização, decidimos que iríamos criar um projeto voltado diretamente para esse tema”, disse Pietra.

Ações lúdicas

Uma das primeiras ações do Projeto VacinAção ocorreu no mês de novembro de 2019, na Escola Municipal Dr. Baltazar de Mendonça, localizada no bairro Jacintinho. Sob a supervisão da professora Ana Paula Rebelo, o grupo reuniu crianças de faixa etária entre 6 e 8 anos para ensinar de forma lúdica o que é o Sarampo, quais as formas de transmissão, sintomas e a importância da vacina para a prevenção da doença.

Para 2020 o projeto visa buscar novas parcerias com escolas da rede estadual e municipal, institutos e poder público para combater a desinformação sobre vacinas, planejamento e coordenando atividades conjuntas. Entre as atividades a serem realizadas estão: contação de histórias sobre os diferentes tipos de vacina, música, oficina de desenhos para colorir.

“O projeto é muito importante devido ao atual cenário que estamos vivendo, onde muitos pais deixaram de vacinar os seus filhos muitas vezes por medo ou até falta de informação. Com o projeto, buscamos explicar diretamente para as crianças a real importância fazendo com que as mesmas incentivem seus pais a buscarem mais conhecimento acerca do tema e até mesmo facilitar a aceitação”, conclui Pietra.

Compartilhe: