Com o trabalho intitulado “Estudo avaliativo da aplicabilidade de metodologias ativas (PBL) no aprendizado de anatomia humana nos cursos de saúde”, os alunos Renata Valadão Bittar e João Ancelmo Reis Neto conquistaram o primeiro lugar na categoria Ensino da Anatomia e no ranking geral. Pela primeira colocação geral, Renata, autora do trabalho, recebeu uma viagem a Miami e um curso na área, o III Anatomy Seminar, 2016, e o João ganhou desconto para participar do mesmo curso.
Foi o primeiro trabalho acadêmico da dupla, que emplacou a vitória no Congresso de Anatomia falando sobre o método de ensino PBL – Aprendizagem baseada em problemas. “No começo, era uma pesquisa de campo para iniciação cientifica, mas perdemos o prazo. Ao falar com a professora Daniela Kabengele foi sugerido que transformássemos o trabalho numa revisão de literatura. Como o tema era muito amplo, o professor Ernann nos direcionou a focar em um ponto específico para trabalhar. Escolhemos a área da anatomia humana para fazer uma avaliação de como ela é”, salienta Renata.
A coordenadora da área de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Daniela do Carmo Kabengele comenta a conquista dos estudantes. “Mediante o compromisso do Unit em formar pessoas críticas, reflexivas e comprometidas com o desenvolvimento social, o prêmio concedido a esses alunos além de ser bem-vindo, dá mostras que as pesquisas desenvolvidas na instituição são capilares e vem ganhando reconhecimento nacional”, destaca.
O III Anatomy Seminar é um curso, relativamente, novo e um diferencial na área médica. “No Brasil não é permitido fazer a dissecação de cadáver fresco, sem formol. É uma chance única de adquirir conhecimento”, afirma João Neto.