MENU

Estudantes conquistam primeiro lugar no Congresso de Anatomia

Jovens ganharam curso de Anatomia em Miami

às 20h30
Dois estudantes do segundo período do curso de Medicina do Centro Universitário Tiradentes – Unit – participaram do Congresso Alagoano de Anatomia 24h, realizado no auditório do Unit, e conquistaram o primeiro lugar no ranking geral.
Renata e João conquistaram o primeiro lugar no ranking geral
Compartilhe:

Com o trabalho intitulado “Estudo avaliativo da aplicabilidade de metodologias ativas (PBL) no aprendizado de anatomia humana nos cursos de saúde”, os alunos Renata Valadão Bittar e João Ancelmo Reis Neto conquistaram o primeiro lugar na categoria Ensino da Anatomia e no ranking geral. Pela primeira colocação geral, Renata, autora do trabalho, recebeu uma viagem a Miami e um curso na área, o III Anatomy Seminar, 2016, e o João ganhou desconto para participar do mesmo curso.

Foi o primeiro trabalho acadêmico da dupla, que emplacou a vitória no Congresso de Anatomia falando sobre o método de ensino PBL – Aprendizagem baseada em problemas. “No começo, era uma pesquisa de campo para iniciação cientifica, mas perdemos o prazo. Ao falar com a professora Daniela Kabengele foi sugerido que transformássemos o trabalho numa revisão de literatura. Como o tema era muito amplo, o professor Ernann nos direcionou a focar em um ponto específico para trabalhar. Escolhemos a área da anatomia humana para fazer uma avaliação de como ela é”, salienta Renata.

A coordenadora da área de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Daniela do Carmo Kabengele comenta a conquista dos estudantes. “Mediante o compromisso do Unit em formar pessoas críticas, reflexivas e comprometidas com o desenvolvimento social, o prêmio concedido a esses alunos além de ser bem-vindo, dá mostras que as pesquisas desenvolvidas na instituição são capilares e vem ganhando reconhecimento nacional”, destaca.

O III Anatomy Seminar é um curso, relativamente, novo e um diferencial na área médica. “No Brasil não é permitido fazer a dissecação de cadáver fresco, sem formol. É uma chance única de adquirir conhecimento”, afirma João Neto.

 

Compartilhe: