MENU

Estudante de Medicina participa de congresso em Fortaleza

Labibe Cavalcante apresentou pesquisa realizada

às 19h17
No VI Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrico, ocorrido no período de 25 a 28 de setembro, a aluna Labibe Cavalcante apresentou o trabalho acadêmico “Desastres e catástrofes: estamos preparados?”. O intuito do estudo foi demonstrar que Alagoas, ainda não está pronta para agir em situações extremas, levando em consideração a capacidade de receber e tratar de um número anormalmente elevado de doentes que podem surgir subitamente no Serviço de Urgência.
Compartilhe:

Outro objetivo do trabalho apresentado foi incluir os alunos da LAEMI (LIGA de Emergência e Terapia Intensiva) do Centro Universitário Tiradentes – Unit – no campo de pesquisa e extensão.

Segundo o prof. Ernann Tenório, a pesquisa se fez inicialmente numa elaborada revisão bibliográfica sobre o tema a nível nacional e estrangeira, apoiando-se nas atuais diretrizes sobre atendimento sobre Desastres e Catástrofes, principalmente aquelas que são abordadas pelo Curso de Medicina da Unit na disciplina do oitavo período de Habilidades de Emergência, ministrada pelos professores Ernann Tenório de Albuquerque Filho e Claudio Soriano.

“Desta forma, após a revisão da bibliografia existente nos últimos 10 anos, podemos comparar com o material aplicado aos estudantes, possibilitando a readequação e melhora da temática aplicada aos conhecimentos básicos passados aos alunos do curso de medicina, reforçando ainda mais as novas diretrizes de ensino superior colocada pelo MEC, na formação de egressos com atuação em Saúde de Família, Urgência e Emergência”, conta o professor.

Compartilhe: