MENU

Estudante de Jornalismo lança documentário

Produção aborda temática de leiloamento do Mercado do Artesanato da Levada

às 20h56
O estudante do 4ª período de Jornalismo do Centro Universitário Tiradentes – Unit, Vinícius Pinheiro deu o primeiro passo na sua participação na área do audiovisual. Foi a partir de uma reportagem transmitida em um programa de televisão local, que surgiu a inspiração para o aluno desenvolver o documentário “Mercado em risco”, levantando a temática do leiloamento do Mercado do Artesanato, do bairro da Levada.
Compartilhe:

Ao considerar o local como forma de expressão cultural e patrimônio da cidade, Vinícius viu na determinação judicial a oportunidade de abordar as dificuldades enfrentadas pelos artesãos com o risco iminente de leilão. Entre conversas com profissionais, clientes e o desembargador responsável pela suspensão da ação, o estudante destacou a importância do mercado para a identidade alagoana, bem como a preservação do espaço para os artesãos.

“A possibilidade de haver o leilão do Mercado mexeu muito comigo. Moro próximo ao local e sei da riqueza que aquela região tem para todos os maceioenses, sobretudo, como forma de expressão cultural. Decidi desenvolver o documentário e foi uma experiência muito boa. Minha relação com o audiovisual ainda é muito recente, mas já estou em busca de uma maior qualificação”, destaca o estudante Vinícius Pinheiro.

O vídeo documentário concorre agora ao 13º Prêmio Expocom 2016 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, que acontece durante o Intercom. Confira o material completo: https://goo.gl/WzYG39.

Sobre o documentário

Com duração de oito minutos, a produção “Mercado em risco” retrata o caso de leiloamento do mercado de artesanato, do bairro da Levada, em Maceió. Em janeiro de 2016, uma decisão da justiça estabeleceu a penhora do imóvel em virtude de uma dívida da Companhia de Obras de Urbanização de Maceió – Comurb com a construtora responsável pelas obras de revitalização do espaço. Pelo menos 1100 famílias que dependem da comercialização do artesanato seriam prejudicadas com a ação.

 

Compartilhe: