MENU

Estudante da Unit é primeiro lugar em concurso do Conselho de Arquitetura

Prêmio Zélia Maia Nobre de Excelência reconhece trabalho de conclusão de graduação

às 14h01
Compartilhe:

Em fase final da graduação, o aluno Luiz Calheiro do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes – Unit AL conquistou o primeiro lugar de um dos prêmios mais esperados: o Prêmio Zélia Maia Nobre de Excelência em Trabalho de Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL), a 5ª edição da premiação foi realizada em dezembro de 2019.

“Participar do concurso foi muito importante nesse momento de transição entre os campos acadêmico e profissional. Ser premiado em primeiro lugar mostrou todo o potencial e capacidade que tenho para entrar no mercado de trabalho e competir diretamente com pessoas de todas as universidades. O primeiro lugar foi fruto dos dois projetos de pesquisa que fiz durante a graduação e do desempenho acadêmico que obtive através das matérias de projeto e teoria. É uma honra participar e ganhar o prêmio na primeira vez que a UNIT competiu com todas as instituições de ensino do estado”, ressalta Luiz Calheiros, estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit AL.

Organizado pela Comissão de Ensino e Formação (CEF) do Conselho, o Prêmio tem como objetivo estimular e difundir a prática da projetação nos trabalhos de conclusão dos cursos de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas.

“O prêmio que recebi de primeiro lugar foi o valor de R$5.000,00 e uma bolsa de estudos em pós-graduação em uma instituição de ensino de Maceió, sendo a escolha do curso feita por mim”.

Projeto premiado

Da tecelagem ao desmonte: anteprojeto do Centro Cultural, de Lazer e Memorial da Companhia Alagoana de Fiação e Tecidos em Rio Largo – Alagoas foi o tema do trabalho premiado, elaborado pelo aluno Luiz Calheiros, sob a orientação da professora Letícia Ramalho, com base nos projetos de pesquisa orientados pela professora Mônica.

“O tema do trabalho foi inspirado no tema do último projeto de iniciação científica, e foi a pesquisa que me deu subsídio para a parte teórica do TFG”, disse Luiz Calheiros.

Para a professora Letícia Ramalho, orientadora do projeto, levar trabalhos acadêmicos pra uma premiação como essa é uma oportunidade única.

Já para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit AL, Sammea Ribeiro, o êxito dos alunos em premiações é um indicador do comprometimento deles ao longo da graduação. “Este prêmio reconhece os melhores trabalhos finais de graduação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Então para nós da Unit, foi uma conquista muito grande em ter vários trabalhos que foram aceitos no período de inscrições, e entre eles termos como destaque um finalista vencedor do concurso, em meio a tantos outros de cursos de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas já consolidados. Isso demonstra o nosso compromisso, qualidade de ensino e do nosso aluno”, ressalta a coordenadora.

Prêmio Zélia Maia Nobre

A premiação aconteceu durante as comemorações do Dia do Arquiteto. Concorreram ao prêmio os alunos da graduação das faculdades de Arquitetura e Urbanismo, públicas ou privadas, do Estado de Alagoas que tiveram seus trabalhos de conclusão apresentados e aprovados no período de 02 de outubro de 2018 a 01 de outubro de 2019 e cujo escopo fosse projeto arquitetônico, urbanístico ou paisagístico.

Compartilhe: