MENU

Estudante da Unit desenvolve plataforma EAD para escolas

Bastante prática, plataforma já está sendo usada em escolas de Marechal Deodoro e Maceió

às 18h53
Lucas Cassiano desenvolvedor da plataforma
Lucas Cassiano desenvolvedor da plataforma
Compartilhe:

Pensando em soluções que facilitem o ensino durante a pandemia do novo coronavírus, Lucas Cassiano, estudante do 4º período de Ciência da Computação do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), desenvolveu uma plataforma web de Ensino a Distância (EAD) para escolas. Criada para ser mais acessível entre alunos e professores, a ferramenta já é utilizada em escolas de Marechal Deodoro e implantada em uma de Maceió, contribuindo para o processo de aprendizado e disseminação de conhecimento.

De acordo com Lucas Cassiano, o software não tem um nome em si, pois assume o nome da escola que o adquire. A plataforma tem uma interface que permite aos professores e alunos um acesso de forma prática e leve em celulares, tablets, computadores e notebooks. Nela, os professores podem fazer uploads de aulas que são direcionadas para turmas já cadastrados no sistema.

“A plataforma tem uma praticidade muito grande pelo fato de não ter configurações muito avançadas. Elas são diretas e específicas, facilitando a vida do usuário, seja ele de porte básico, intermediário ou avançado. Diferentemente de outras plataformas pagas, nessa a escola pagará um pequeno valor para cobrir os custos e ficará para sempre com ela”, afirmou Lucas Cassiano.

Desenvolvida em parceria com um antigo professor de seu curso técnico de informática, Júnior Lima, que atuou como analista de sistema nesse projeto, o software foi construído com base no conhecimento que está adquirindo no andamento do curso de Ciência da Computação.

“O curso me mostrou caminhos exatos para o desenvolvimento do sistema, apesar de não ter cumprido a disciplina de Banco de Dados ainda, que é exigido nesse tipo de sistema. Os professores me deram a orientação correta para a conclusão”, frisou Lucas.

Parte técnica

A plataforma foi desenvolvida usando as tecnologias front-end (conversão de dados em interface gráfica) e back-end (processo interno). No front-end, Lucas utilizou um framework chamado Bootstrap para a criação de interfaces gráficas, e a biblioteca Jquery básica em Javascript para a manipulação com o usuário. Já para o back-end foi aplicada uma tecnologia chamada Php. Para o armazenamento, Lucas utilizou o banco de dados Mysql

As escolas interessadas em conhecer a solução podem entrar em contato pelo e-mail: lucasyoou@gmail.com.

Por João Paulo – Algo Mais Consultoria e Assessoria

Compartilhe: