Um dos pilares mais importantes dentro de uma sociedade é a educação. É através dela que o saber crítico e o conhecimento são repassados e fortalecidos. Por isso, um dos propósitos da Unit Alagoas é garantir que o profissional esteja altamente preparado para o mercado de trabalho e zele pelo saber.
A Pós-graduação da Unit Alagoas está com inscrições abertas para quem busca especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, e com turmas previstas para iniciar já neste mês de setembro.
A professora Lilian Bárbara, ministra a disciplina de ‘Testes Psicológicos, Jogos e Brinquedos’ da Pós em Psicopedagogia. Segundo ela, a sua experiência como pesquisadora na universidade e como professora de educação básica, proporciona um olhar sensível em relação à teoria e a prática educativa.
“A disciplina “Testes Psicológicos, Jogos, Brinquedos” tem como objetivo direcionar o olhar dos pós-graduandos para a importância dos jogos, brincadeiras e brinquedos no atendimento psicopedagógico, seja clínico ou institucional, ao tratar as dificuldades de aprendizagem. A nossa proposta busca garantir a compreensão da importância do jogo, da brincadeira e do brinquedo para o desenvolvimento humano, relacionando as teorias do brincar com as práticas educativas”, explica.
Para a docente, a ludicidade quando direcionada para o trabalho com as dificuldades de aprendizagem se faz um elemento importante, não se limitando a servir como recurso didático ou uma estratégia de atendimento clínico, porque o lúdico ativa a imaginação e a criatividade, as coloca em ação
A ludicidade na educação
Lilian ressalta que geralmente utiliza para sua reflexão e para a reflexão das turmas com que trabalha uma frase do cientista físico Albert Einstein, ela diz o seguinte: “O brincar é a mais alta forma de pesquisa”.
“Costumo dizer que brincar é coisa seríssima e não algo relacionado somente à infância, que para muitos é uma fase da vida que não desenvolve um trabalho útil para a sociedade. De modo contrário a esse pensamento, parto da concepção de que a infância é a fase da vida mais sintomática do ser humano, pois é nela que integralizamos as experiências mais significativas da vida”
Diante disso, a disciplina busca proporcionar uma formação pautada em fundamentos teóricos de grandes educadores, como Piaget, Vygotsky, Winnicott, Brougère, e vivências práticas. “A teoria desses autores, mostra-nos que em cada fase da vida há uma necessidade de brincar diferente e que eles precisam estar atentos em sua atuação a este segmento para direcionar as intervenções psicopedagógicas, para saber escolher ou desenvolver brincadeiras e jogos educativos adequado à cada situação e sujeito, respeitando as singularidades de cada um”.
Falando em singularidades e diferenças, a disciplina também aborda temáticas relevantes, as quais atendem a necessidade da efetivação de ações afirmativas em práticas educativas mais humanas, buscando assim, incluir por meio da oficina de confecção da boneca Abayomi – brinquedo de teor histórico-cultural da Comunidade Negra no Brasil- a questão étnico-racial no atendimento psicopedagógico.
Outra estratégia utilizada durante as aulas é o trabalho de resgate da memória da infância para que os estudantes da pós-graduação possam por meio desta atividade compreender o quanto as brincadeiras, jogos e brinquedos contribuíram para sua formação enquanto adulto. A partir desse processo de devaneio da infância, os futuros psicopedagogos(as) se transportam para o passado e revivem a infância para assim, aplicar no seu trabalho psicopedagógico os princípios da ludicidade. Reviver e aprender, é o lema desta atividade.
É a partir desta perspectiva que o curso busca contribuir com o processo de formação acadêmica, através do trato e conhecimento sobre os jogos e as brincadeiras, suas possibilidades de ensino enquanto recurso metodológico no atendimento em instituições de ensino e em clínicas.
“Esta disciplina na pós-graduação em Psicopedagogia tem sido um meio de troca de experiências e aprendizagens tanto para mim quanto para os estudantes. Digo isso porque acredito que é por meio de uma aula dinâmica e dialógica que podemos elaborar novos saberes, pois considero o ato de ensinar um espaço para que eu e o educando possamos trocar saberes e assim aprendermos juntos” destaca a docente.