MENU

Especialistas dão dicas de oratória para área do Direito

Na live ‘A advocacia criminal e os desafios da comunicação’, advogados e mestre em comunicação falam sobre o princípio da oratória para se destacar no plenário

às 21h27
Transmissão está disponível para o público
Transmissão está disponível para o público
Compartilhe:

A sustentação oral é o momento do processo onde advogados possuem o direito de apresentar suas alegações orais no julgamento de seus recursos, assim como as contrarrazões do recurso da parte adversária. É a última etapa antes dos julgadores decidirem sobre a matéria nos Tribunais ou nas Turmas Recursais.

Não só acadêmicos do curso de direito, como também advogados já atuantes no exercício do Direito buscam se especializar cada vez mais nesse processo de oratória, tendo como base o poder da comunicação. O advogado Zanone Junior, especialista em Direito Penal e Processual Penal, pontuou o que deve nortear os acadêmicos que tenham a pretensão de se tornar um advogado criminal.

“É importante o advogado ler muito , ter metodologia e disciplina. Quer ser bom orador? leia todos os dias. Invista em cursos de leitura dinâmica, de oratória. Mas o principal mesmo é a leitura. Se você tirar um tempo para isso, o seu conhecimento da gramática, da semântica, da etimologia e da etiologia do nosso vernáculo, ele mudará”, frisou.

Outra dica é treinamento. “Antes da sustentação prepare o que irá falar”, ressaltou o advogado. 

O mestre em comunicação, Carlos Conce trouxe ainda para a narrativa sobre o medo em falar em público, as possíveis causas para esse problema. “Fazer um curso de oratória e ter conhecimento experiencial, isto é, procurar experienciar, ligando a teoria e prática, e buscar conhecer a si mesmo. Não se perde o medo de falar em público, se domina”.  

O debate mediado pelo Profº Mestre do curso de Direito do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), Rodrigo Ferro, foi realizado na última sexta-feira (26), no canal do Youtube da Unit/AL. Assista a transmissão completa em: https://www.youtube.com/watch?v=RFKBHEREAlI 

Sobre os palestrantes

Rodrigo Ferro é Mestre em Direito Público, ex-Secretário Geral Adjunto da Caixa de Assistência dos Advogados; ex-Presidente da Comissão do Advogado Criminalista da OAB/AL; e ex-Presidente da Coordenadoria de Assuntos Penais e Processuais Penais na ESA, da OAB/AL.

Raimundo Palmeira, Mestre em Direito, Membro da Confraria Criminal e atuou como Conselheiro Federal da OAB; 

Zanone Junior, especialista em Direito Penal e Processual Penal, também membro da Confraria Criminal; 

Carlos Conce, Mestre em Comunicação, Psicólogo e diretor-presidente do Instituto Carlos Conce.

Compartilhe: