MENU

Espaço Qualivida iniciará atividades em outubro

Projeto de Extensão Qualivida busca uma assistência integral dos pacientes

às 19h53
Compartilhe:

O projeto de Extensão “Espaço Qualivida” está com previsão de início das atividades no mês de outubro. Coordenado pela Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (Liasc) da Unit Alagoas, as atividades serão realizadas na Unidade Docente Assistencial (UDA) Dr. José Lages Filho, localizada no campus da instituição. A ideia é capacitar os alunos para atuarem nos campos da Saúde Coletiva das unidades de saúde conveniadas.

Para fazer parte das atividades do Espaço Qualivida, a pessoa interessada deverá ter sido aprovada no processo seletivo da Liasc com resultado final previsto para o dia 30 de setembro. O trabalho será voluntário e os alunos serão certificados como monitores do projeto, com certificado de extensão emitido pela instituição de 120 horas, incluindo reuniões com os próprios grupos e reunião pós-encontro.

A ideia do projeto é utilizar práticas integrativas em parceria ao Internato de Medicina de Família e Comunidade, que será desenvolvido na Policlínica. Tal extensão visa mediante às ações multidisciplinares proporcionar a assistência integral aos seus usuários.

Durante as consultas com médico de família e comunidade na policlínica, serão formadas as linhas de cuidado e, a partir disso, os pacientes serão direcionados à prática integrativa. Essas linhas serão voltadas às doenças de maior frequência, que vão desde a hipertensão, ao diabetes, as dores crônicas, aos quadros relativos à saúde mental – ansiedade e depressão – além da obesidade.

O modelo de tratamento será então fundamentado em grupos de práticas integrativas, que englobam relaxamento e meditação, organizados em grupos de até 15 pessoas, integrando vários cursos, mas com pelo menos um representante da psicologia. 

Para entender mais sobre o projeto e o processo seletivo, consulte o edital completo.

Compartilhe: