MENU

Entenda os custos e benefícios de um projeto de arquitetura

Arquiteto dimensiona o que o cliente quer de modo que fique agradável, confortável, funcional e gaste o mínimo de recursos financeiros

às 14h33
Compartilhe:

Um dos grandes desafios da Arquitetura e Urbanismo é desmistificar a ideia de um custo alto para a execução de um projeto arquitetônico. Com referências de profissionais atuando para pessoas de alta renda, o serviço tem lugar de destaque na alta sociedade. Porém, a arquiteta e professora Sammea Ribeiro, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas), ressalta os benefícios de contratar um profissional para a realização de um projeto conforme os recursos disponíveis do cliente.

“Se eu quero fazer um projeto da minha cabeça, não vou ter princípios de economia na obra, gerenciamento, planejamento correto e, provavelmente, posso ter desperdício de materiais e mão de obra. Além disso, não vou ter as questões de conforto térmico, acústico e de iluminação respeitadas. Já o arquiteto consegue desde o planejamento, dentro da execução do projeto, dimensionar tudo o que o cliente quer de forma que fique agradável, confortável, funcional e que ele gaste o mínimo de recursos financeiros necessários para aquela obra”, explica.

A professora destaca a importância do profissional de Arquitetura e Urbanismo e a acessibilidade ao serviço. “A gente tem que perceber e lembrar que o arquiteto e urbanista, dentro de suas atribuições, tem um fator social muito importante. É ele que pensa na moradia popular e é um dever desse profissional garantir, independente de recurso que o cliente tenha, um projeto de qualidade técnica, funcional e estética”, afirma Sammea.

Compartilhe: