MENU

Entenda como funciona os projetos de iniciação científica no curso de Medicina

Durante o curso, há diversas oportunidades dentro da área de pesquisa e projetos de iniciação científica. Entenda!

às 19h59
Compartilhe:

Durante a graduação, as atividades  de pesquisas são ótimas oportunidades para que os alunos que desejem ingressar no universo acadêmico de pesquisa e prática científica. Além de contribuir na formação do futuro profissional, essas atividades são importantes pois auxiliam no processo de desenvolvimento pessoal. 

Na graduação de Medicina, é esperado que as atividades de  pesquisa ajudem no aperfeiçoamento profissional, onde o aluno agrega conhecimentos teóricos, que posteriormente serão alinhados aos conhecimentos práticos. Além de que, auxilia com que o futuro médico seja um profissional mais preparado, seja no conhecimento quanto moralmente, e ainda colabora com a produção de ciência voltada para área da saúde. 

Artur Bruno, aluno de Medicina, conta que como pesquisador ele conseguiu aperfeiçoar diversas aptidões.

“Quanto pesquisador da Unit, eu pude me aperfeiçoar em diversos eixos no qual eu tinha aptidão, e meus orientadores puderam me mostrar os procedimentos e protocolos existentes para submissão de trabalhos, nos quais eu não tinha conhecimento ainda. Assim, pude entender todas as nuances que determinados conteúdos possuem e suas mais diversas abordagens. Então, a pesquisa me proporciona meu crescimento acadêmico e consequentemente o profissional”, contou Artur. 

Estão disponíveis para o aluno algumas modalidades de pesquisa, como: Artigos científicos publicados em periódicos científicos especializados; participação em congressos e eventos científicos; atividades de orientação;  projetos de pesquisas aprovados por agência de fomento e outros. 

Em todos esses projetos, os alunos são orientados por professores especialistas da área escolhida, podendo ou não receber ser contemplado com bolsa de fomento. As vagas para iniciação científica ocorrem semestralmente, via edital publicado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Graduação e Pós-graduação da Unit Alagoas, e tem como duração um ano. Caso tenham mais dúvidas, a Coordenação de Pesquisa funciona no bloco A, sala 02, ou pelo e-mail: pesquisa@al.unit.br 

Compartilhe: