Publicidade trabalha diretamente com a aceitação do público, potencializando as qualidades dos produtos e serviços, mas nunca enganando seu público-alvo. Os publicitários realizam esse trabalho por meio de uma estratégia eficiente, compreendendo o que os clientes ou potenciais clientes desejam do produto/serviço e outras técnicas aplicadas.
Já o Design Gráfico, que por vezes pode ser confundido com Publicidade, é o profissional importante dentro de um planejamento de sucesso, pois ele é responsável por produzir todo material visual, seja online ou offline. E ele só começa a executar seu trabalho após uma análise de todo projeto.
Embora distintos, eles coexistem em algum momento da execução de uma estratégia, irão se complementar. Afinal, o publicitário precisa de um Designer e vice-versa.
Quando existe a união entre os dois, é benéfico para o sucesso da estratégia pois existirá uma construção de imagem eficiente e que verdadeiramente represente a empresa; melhora a presença e usabilidade nos sites e aplicativos e até mesmo criar soluções que representem a marca e sejam eficientes.