MENU

Entenda a diferença entre visto e passaporte

Mesmo que ambos andem juntos, existem algumas diferenças entre eles

às 17h30
Compartilhe:

Quando o assunto é intercâmbio, o aluno deve se preparar o quanto antes, principalmente em relação aos documentos solicitados pela instituição e país de destino. 

E um dos documentos necessários nesse processo é o passaporte, e em alguns casos, o visto. E embora eles andem juntos, há algumas diferenças entre eles. Por isso, nessa matéria iremos te explicar as principais diferenças entre eles e como fazer para solicitar essa documentação.

Durante o processo de seleção de intercâmbio, será solicitado o passaporte ou o número de protocolo de solicitação do passaporte. Essa é a documentação mais importante, pois é ela que permite a viagem entre países. Nele, terá os dados pessoais, foto e o número de identificação. 

Já o visto, é solicitado em alguns países (veja lista aqui), sendo ele a permissão que o local de destino emite para que o solicitante permaneça por um tempo determinado em seu território. 

Para tirar o passaporte você precisa fazer os seguintes passos: Reunir documentação necessária > Preencher o formulário do site da Polícia federal > Pagar o boleto > Agendar atendimento > Atendimento presencial > buscar o passaporte. 

Você pode encontrar mais informações no site Portal da Polícia Federal — Português (Brasil) (www.gov.br)

Já para solicitar o visto, é necessário verificar as regras do país. Mas em forma de regra, para os intercâmbio acadêmicos, é necessário que o aluno solicitante esteja matriculado em uma instituição de ensino no país de destino. 

Para dúvidas acerca do assunto, ou melhoria de currículo para aplicação em intercâmbio, você pode entrar em contato com o setor de Relações Internacionais,  que funciona no bloco A, de segunda a sexta, das 8h30 às 13h e 17h às 21h. Para mais informações o número para contato é 3311-3142.

Compartilhe: