Entender as diferenciações entre uma Comissão Própria de Avaliação (CPA) e uma avaliação de Net Promoter Score é essencial para saber sua finalidade e aplicabilidade de cada uma, e claro, sua participação durante esse processo.
A Comissão Própria de Avaliação – CPA funciona como um setor institucional, que através de consultas, monitoramento, elaboração e implementação de avaliações institucionais consegue proporcionar melhorias. Durante o processo de avaliação, a CPA procura novas possibilidades de aprimoramento dos serviços já prestados.
Já o Net Promoter Score – NPS é uma avaliação de satisfação do cliente, onde é avaliado de 0 a 10 sobre a possibilidade de indicação de um produto ou serviço. E, ao contrário da CPA que funciona como um canal de escuta de empresa – cliente, o NPS funciona como um espelho para o mercado.
Espelho para o mercado
A avaliação Net Promoter Score – NPS é uma nota institucional, Por isso funciona como um espelho para o mercado de trabalho, possibilitando inclusive que as empresas tenham acesso na hora de procurar profissionais ou fechar convênios/parcerias.
Outras diferenças entre NPS e CPA
CPA
O anonimato é garantido
É uma nota institucional que o mercado não tem acesso
Trata de demandas individuais
É uma avaliação dos membros docentes e técnicos-administrativos
NPS
Não é uma avaliação com anonimato, porém sigilosa
É um espelho para o mercado de trabalho
É uma nota institucional que as empresas acessam
É uma avaliação objetiva que o cliente pode mensurar as chances de uma recomendação
NPS x Ouvidoria
A avaliação NPS também se diferencia da Ouvidoria. Afinal, a segunda é um espaço exclusivo para críticas/sugestões/denúncias, ou seja, é um espaço de tratativas entre o aluno e a instituição, enquanto o NPS deve ser avaliado através de sua experiência completa como cliente.