MENU

Engenharia de Software é a profissão do futuro?

Dentro dessa área, o profissional será responsável pela aplicabilidade de teorias e ferramentas nas técnicas de desenvolvimento, produção e adequação dos sistemas de software

às 20h22
Compartilhe:

O mercado de trabalho modifica conforme as demandas e os avanços que a sociedade vivencia. Com isso, algumas profissões que não existiam há alguns anos, hoje é considerada a área do futuro, e uma dessas profissões é o de Engenharia de Software, que embora exista há algumas décadas, só foi popularizada com a alta competitividade que veio com a transformação digital. 

Outro fator que potencializa a profissão é o “boom” do Metaverso, onde seremos capazes de interagir socialmente e economicamente dentro de um ambiente altamente virtual que funciona através de realidade aumentada. Então, para quem deseja investir em uma área que está em constante crescimento, sem dúvida é a de tecnologia. Mas afinal, você sabe o que um Engenheiro de Software faz?

Dentro dessa área, o profissional será responsável pela aplicabilidade das teorias e ferramentas, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento, produção e adequação dos sistemas de software, ou seja, o engenheiro de software será responsável pela parte considerada lógica do computador, o que inclui o sistema operacional e seus programas. Além disso, os engenheiros podem cuidar da administração da parte do banco de dados, manutenção e até mesmo da documentação que está correlata a gestão de projetos e dos manuais de instruções. 

A Unit Alagoas oferece o curso de Engenharia de Software na modalidade de educação híbrida, onde o aluno pode vivenciar o curso de maneira presencial e à distância.   As aulas à distância acontecem em uma plataforma da Unit, onde o estudante tem acesso a vídeos com conteúdos atualizados e didáticos, materiais de consulta e leituras complementares. Já na parte das atividades, trabalhos e exercícios, a Unit tem uma parceria com o Google for Education. 

Já a parte presencial do curso é realizada nos polos EaD da Unit. Nesses espaços o estudante conta com toda a estrutura para aprender com atividades práticas e orientação direta dos professores.

O curso tem duração de oito semestres, onde o aluno é capacitado e tornam-se profissionais aptos, éticos e competentes, capazes de executar com precisão as propostas desse campo do conhecimento. E assim, o curso visa oferecer meios para que os estudantes aprendam a propor melhorias, inovações no planejamento, gerir, desenvolver e cuidar da manutenção de serviços e produtos computacionais.

Para participar do processo seletivo para o curso de Engenharia de Software, o candidato poderá realizar a prova de forma online, usar a nota do ENEM, fazer transferência externa ou ser portador de diploma (egresso Unit/AL e outras instituições). Para saber mais sobre o curso e formas de entrada, acesse: https://www.unit.br/ead/engenharia-de-software

Compartilhe: