MENU

Enem: como tratar a ansiedade para a prova?

Psicóloga do Napps faz recomendações para estudantes se darem bem no exame

às 21h07
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Compartilhe:

Com um mês faltando para a prova do Enem é comum que estudantes fiquem ansiosos. Depois de tanto tempo se preparando, o momento tão esperado está para acontecer nos dias 21 e 28 de novembro com as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação no primeiro dia, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática no outro.

Vanessa Ferreira, psicóloga do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (Napps) da Unit Alagoas explica que o candidato pode investir em uma organização prévia, para assim conseguir estudar o material e não ficar com a sensação de que “algo ficou pendente” ou de que não vai conseguir estudar a tempo.

“Investir em técnicas para alívio dessa ansiedade como o exercício de respiração diafragmática por exemplo, é simples e tende a ser muito eficaz. Investir também em momentos de descanso, relaxamento e autocuidado são necessários”, pontua a psicóloga. 

Outros pontos que Vanessa destaca são o investimento de boas noites de sono, o cuidado com questões de autocobrança e insegurança para que não venha a interferir no processo de concentração e aprendizagem, o descanso para estar bem no dia da prova e, se necessário, buscar apoio psicológico, quando essa ansiedade se mostrar muito intensa e frequente, chegando a interferir no dia a dia do candidato.

ENEM NA UNIT

O processo de ingresso na Unit Alagoas via notas do Enem já está aberto. Pessoas que já tenham realizado o exame podem tentar uma vaga na instituição e ter acesso a benefícios e a qualidade de ensino do Grupo Tiradentes. Para saber mais acesse agora o site.

Compartilhe: