MENU

Enem 2020: candidatos já podem ver locais de provas

Campus Amélia Maria Uchôa será um dos locais de aplicação dos exames, cuja nota também pode ser usada para ingresso na Unit/AL

às 20h09
Candidatos podem usar a nota do Enem para ingressar na Unit
Candidatos podem usar a nota do Enem para ingressar na Unit
Compartilhe:

Quem se inscreveu para o Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem) já pode acessar o cartão de confirmação de inscrição acessando a Página do Participante e descobrir seu local de prova. Os candidatos e candidatas que foram lotados no Campus Amélia Maria Uchôa do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), em Cruz das Almas, Maceió, podem ficar tranquilos quanto às medidas de segurança sanitária adotadas para as provas, realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro .

As salas estão sendo especialmente preparadas e será aplicado o protocolo de biossegurança com disponibilidade de álcool-gel, sinalização das áreas, além de espaçamento entre as carteiras e a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção (cobrindo boca e nariz) durante todo o tempo em que candidatos, aplicadores, fiscais e pessoal de apoio estiverem dentro da unidade. 

É aconselhado que cada participante leve uma máscara extra para trocar durante a realização da prova. Essas são regras de segurança sanitária que devem ser adotadas em todos os locais de prova, porém, como aconteceu na época das eleições municipais em Maceió, a equipe interna da Unit/AL estará de prontidão para reforçar tais medidas. 

A nota do Enem é critério para os processos seletivos de instituições de ensino superior em todo o Brasil, incluindo a própria Unit/AL, que está com inscrições abertas para o processo seletivo deste ano. Os candidatos que quiserem utilizar a nota do Enem para ingressar em um curso de graduação presencial da Unit AL ou EAD, já podem se inscrever em https://www.unit.br/nota-do-enem

Neste momento, o candidato deverá informar, nos campos específicos, as notas individuais obtidas no Enem (disponíveis no site do Inep), lembrando que o valor mínimo para buscar o ingresso na Unit/AL é de 450 pontos da média aritmética simples das notas do candidato. 

Saúde no dia da prova

Ainda no quesito proteção, o Enem 2020 terá outra particularidade: os participantes que forem diagnosticados com Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa, como sarampo, rubéola, varíola e influenza humana A e B, terão outra chance de fazer o exame, nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021, mesma data em que o Enem será aplicado a pessoas com privação de liberdade.

O atestado médico poderá ser enviado ao Inep pela página do participante até um dia antes da aplicação. Caso a doença seja confirmada no dia do exame, o participante deverá entrar em contato pelo telefone 0800-616161.

Enem Check

Outro tipo de preparação que a Unit/AL montou para o Enem foi o Aprovação Enem Check, uma série de lives com diversas aulas, conteúdos exclusivos e completos e um time com os melhores professores para uma revisão final dos assuntos. 

Os encontros virtuais serão realizados entre os dias 11 e 15 e 18 e 22 de janeiro. Para acessar, basta fazer a inscrição pelo site www.unit.br/enemcheck.

Dados Enem 2020

Nesta edição do Enem, as provas terão formato diferenciado por causa da pandemia do coronavírus, com versão impressa e presencial nos dias 17 e 24 de janeiro e também versão digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. De acordo com os organizadores, 5.783.357 candidatos se inscreveram.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entidade responsável pela organização e execução do Enem, recomenda que o participante leve o cartão de inscrição nos dias de aplicação, no entanto, a recomendação não tem caráter obrigatório. A impressão é feita na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/). 

Além do número de inscrição, nome do candidato, e dados sobre local, horário e dia de prova, o documento também traz se o inscrito deve contar com algum atendimento especializado (como intérprete de Libras, prova em Braile, entre outros), assim como tratamento pelo nome social, caso as solicitações tenham sido feitas e aprovadas pelo Inep.

O exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. 

Por Iracema Ferro e Mariana Lima – Algo Mais Consultoria e Assessoria

Compartilhe: