MENU

Enade: saiba como a avaliação qualifica a sua formação

Exame comprova desempenho dos estudantes de ensino superior e coloca em prática seus conhecimentos

às 18h01
Compartilhe:

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE é uma prova promovida pelo Ministério da Educação(MEC) para avaliar a qualidade dos cursos de graduação em todas as instituições de ensino superior do país. A avaliação acontece anualmente, com os estudantes de graduação nível bacharelado e tecnólogo, que estão nos últimos períodos do curso. 

O Enade é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo a participação do Estudante Concluinte habilitado ao Enade uma condição indispensável para a emissão do certificado de conclusão de curso, que terá como registro a data em que realizou o Exame, assim como para a expedição do diploma pela IES.

A prova é composta  por 40 questões, sendo 10 de formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e 30 de componente específico próprio de cada área de avaliação. É importante que os alunos convocados obtenham o seu comprovante de confirmação que está disponível no Sistema Enade. Nele, constam informações como local e horário de aplicação da prova do Enade, documentação de identificação exigida no dia do exame e atendimentos. 

Os alunos que fazem o Enade possuem a chance de participar do reconhecimento do curso de forma nacional, além do reconhecimento individual com base no resultado da avaliação, melhor visibilidade e acolhimento dentro do mercado de trabalho, entre outros benefícios.

Os cursos da Unit Alagoas que irão realizar a prova do Enade em 2022 são: Administração; Ciências Contábeis; Direito; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Psicologia. 

Confira os passos indispensáveis do Enade:

Até o dia da prova, alguns passos são importantes e indispensáveis nessa preparação. Confira alguns deles: 

  • Vá no site do Enade e acesse sua conta de estudante com sua senha do GOV.COM;
  • Realize seu cadastro no site até 26 de novembro;
  • Entre os dias 01 de setembro e 08 de setembro, você pode solicitar atendimento especializado ou tratamento pelo nome social; 
  • Caso o aluno esteja inscrito em mais de um curso, ele terá de 01 de setembro até 16 de setembro para selecionar o curso de preferência;
  • A partir do dia 01 de setembro o aluno deve preencher o questionário do estudante, ele é obrigatório e indispensável para liberação do local da prova;   
  • A partir do dia 16 de setembro há o retorno da solicitação do atendimento especializado e pelo nome social; o recurso para essa solicitação começa no dia 17 e vai até o dia 23 de setembro, e o resultado sai no dia 30 do mesmo mês. 
  • Entre os dias 16 a 26 já é possível ter acesso ao local da realização da prova, através do site enade.inepe.gov.br;
  • 27 de novembro acontece a prova do Enade 2022
Compartilhe: