MENU

Empresas ofertam cada vez mais vagas com foco na diversidade

Especialistas apontam que a importância da diversidade nos times é reconhecida por muitas empresas que buscam melhorar resultados

às 16h01
Muitas empresas têm voltado os olhares para montar times cada vez mais com o foco na diversidade de gênero, raça, idade e orientação sexual (Unsplash)
Muitas empresas têm voltado os olhares para montar times cada vez mais com o foco na diversidade de gênero, raça, idade e orientação sexual (Unsplash)
Compartilhe:

Quando se pensa em sociedade, logo vem à mente o contexto plural, diverso, entre tantos outros elementos que enfatizam a diversidade que a compõem. É pensando nessa pluralidade que muitas empresas têm voltado os olhares para montar times cada vez mais com o foco na diversidade. Essa é a análise de especialistas em gestão e carreiras, que observam o avanço dessa tendência, principalmente nas empresas de médio e grande porte.

“É muito importante a gente ter nesse time opiniões diversas, experiências diferentes, históricos de vida diferentes para que essa diversidade possa formar novas ideias e encontrar a inspiração para a resolução de problemas. Isso só ocorre se esse time for diferente, pois se ele tiver pessoas que pensem do mesmo jeito, não haverá divergências, nem muito menos crescimento no diálogo, pois todos pensam igual, ninguém vai discordar, e não pode ser dessa forma”, destaca a gerente do Unit Carreiras, Janaína Machado.

Recentemente, uma startup de Curitiba abriu quase cem vagas de trabalho para contratação de profissionais com foco na diversidade. O objetivo da empresa era buscar pluralidade de gênero, raça, idade e orientação sexual. A iniciativa foi da RP Trader, startup da capital paranaense que visava a contratação de recém-formados nas áreas de marketing, administração e gestão em vendas.

“A importância de contratar pessoas com gênero, cor, formações diferentes, formar times multidisciplinares é algo muito rico, já que as soluções saem muito mais criativas. A sociedade é diversa, ela não é formada de apenas um público. Então, se você quer vender mais, você precisa ter times diversos para criar produtos diversos, e assim aumentar seu público alvo, seu marketing share”, ressalta Janaína. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: