MENU

Egressa e alunos se destacam no 8° Prêmio Sincor de Jornalismo

Unit leva primeiro e terceiro lugar na categoria Estudante e primeiro lugar na reportagem de Webjornalismo

às 23h15
Na noite da última quinta (9), os docentes Tais Albino e João Arthur Sampaio conquistaram o primeiro prêmio da categoria Estudante com a reportagem especial sobre seguros contra roubos para empresas. Também ficou na primeira colocação a ex-aluna Raíssa França que concorreu com a reportagem de seguros para motoristas de Uber pelo portal Cada Minuto. Já os alunos Ana Clara Mendes, George Arroxelas e Pedro Henrique Albuquerque, ficaram com o terceiro lugar pela matéria que falava dos riscos das exposições de obras de arte sem seguros.
Da esquerda para direita: Pedro Albuquerque, Ana Clara Mendes, Tais Albino e João Arthur Sampaio
Da esquerda para direita: Pedro Albuquerque, Ana Clara Mendes, Tais Albino e João Arthur Sampaio
Raíssa França e seu troféu de 1º lugar na categoria Webjornalismo
Tais Albino e João Arthur Sampaio
Pedro Albuquerque, Ana Clara Mendes e George Arroxelas
Compartilhe:

A pauta de Tais e João surgiu após um caso de grande repercussão na mídia alagoana, quando no início do ano uma empresária teve sua loja roubada no bairro da Jatiúca e perdeu R$30.000,00 de uma vez. A partir daí, surgiu o gancho para a reportagem. Segundo Tais Albino, ela acredita que o tema fez a diferença por ser muito factual. “Também fomos atrás de outros personagens e nosso foco foi mostrar que tanto o seguro de subtração de bens é importante para o empresário, quanto procurar por um corretor para auxiliar nesse processo”, diz.

“Quero também agradecer aos professores de Jornalismo da Unit, que formam uma equipe maravilhosa, de uma competência ímpar. Em especial ao nosso orientador, Beto Macário e ao professor Marcus Toledo pela força”, conta Tais.

Mesmo com pouco tempo de formada, Raíssa já tem no currículo seu primeiro prêmio de Jornalismo em uma categoria profissional. “Eu não tenho nem um ano de formada e ganhar esse primeiro prêmio foi surpreendente. Esse prêmio representa minha luta, esforço e muito estudo”, diz. A ideia veio depois de muita pesquisa e entrevistas com motoristas de Uber, que explicaram que a empresa não oferece seguro contra furto/roubo/colisão, apenas um tipo “seguro de vida” para os passageiros e motoristas em caso de acidente.

“As obras de arte e os acervos históricos de Alagoas precisam ser protegidos, pelo bem da rica cultura do estado”, conta Ana Clara Mendes sobre o que motivou o grupo a fazer uma matéria de TV. De acordo com George Arroxelas, os maiores desafios foram definir e filtrar quais museus entrariam na matéria, e também a edição da matéria, que é mais complexa que uma reportagem escrita.

Reportagens

1º lugar categoria Estudante: “Mais barato que o de carro, seguro contra roubos é pouco valorizado por empresários”. Por João Arthur Sampaio e Tais Albino.
3º lugar categoria Estudante: “Sem seguro, obras de arte e acervos históricos são expostos a riscos em museus de Alagoas”. Por: Ana Clara Mendes, George Arroxelas e Pedro Henrique Albuquerque.

1º lugar categoria Webjornalismo: “Para garantir proteção, motoristas da Uber apostam em seguro diferenciado”. Por: Raíssa França.

Compartilhe: