MENU

Educação em saúde

Alunos do curso de Medicina e Enfermagem da Unit conduzem projeto de conscientização sobre os riscos de hipertensão arterial

às 19h17
Um projeto de extensão que reúne educação, saúde e bem-estar social. Na defesa desta proposta, os estudantes do Centro Universitário Tiradentes (Unit), Marina Monteiro e Marcelo Monteiro, do curso de Medicina e Maurício Thiago de Enfermagem foram aprovados em dois importantes programas de pesquisa: o Voluntário de Iniciação Científica (Provic) e o Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Probic), fomentado pela Fapeal.
Compartilhe:

Na prática, os alunos lideram agora atividades de educação em saúde em atenção às doenças cardiovasculares, apontada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia como as principais causas de morte entre a população. Para dar inicio das ações, foram entregues panfletos educativos para estimular, por meio da leitura, o conhecimento sobre os riscos de desenvolvimento da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) não apenas entre os alunos, mas funcionários, pais e professores da Unit.

Em resposta positiva às atividades, Marina, Marcelo e Maurício se propuseram ainda a realizar palestras rápidas e dinâmicas voltadas para os cursos de outras áreas como exatas, humanas, sociais e biológicas. A ideia é simples: levar um momento de debate e explicações sobre hábitos diários que podem aumentar o risco de possíveis agravos à saúde e, principalmente, como prevenir o surgimento da hipertensão arterial.

Intitulado “Análise do processo de angiogênese em hipertrofia cardíaca”, o projeto está sendo desenvolvido sob orientação da professora Sabrina Gomes de Oliveira.  “Não imaginava a dimensão deste trabalho. Os alunos, dos mais diversos cursos, até mesmo professores se envolveram no projeto cada um com sua peculiaridade, mas todos, sem exceção, deram atenção às atividades e confirmaram a necessidade de ações como esta. O resultado já nos deixa extremamente contentes e satisfeitos”, ressalta Marina Monteiro.

Compartilhe: