MENU

É amanhã! Conectando Saberes terá professor da Unit Alagoas como convidado

Albani de Barros discutirá sobre as transformações entre Estado, trabalho e sociedade na Live do projeto Conectando Saberes

às 19h29
Transmitidas pelos canais do GT no YouTube, as lives do Conectando Saberes visam discutir temas da atualidade com os estudantes
Transmitidas pelos canais do GT no YouTube, as lives do Conectando Saberes visam discutir temas da atualidade com os estudantes
Compartilhe:

Na próxima quinta-feira (23), acontecerá mais uma edição do Conectando Saberes com o professor do Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas, Albani de Barros. Professor dos cursos de Publicidade e Propaganda e Medicina e Presidente da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da instituição, ele ministrará uma palestra em forma de live com a temática “Estado, Sociedade e Trabalho”. Acesse aqui a transmissão.

De acordo com Albani, a temática é ampla e debaterá de forma articulada as três dimensões temáticas. “Nas últimas décadas ocorreram enormes transformações no mundo trabalho, com novos arranjos quanto as formas de contrato de trabalho, surgimento de novos modelos de produção, adoção de novas estratégias de gestão, além de uma constante inserção de novas tecnologias, notadamente de sofisticados aparatos informacionais”, explica o professor. 

Com as mudanças no mundo do trabalho vieram também transformações na sociedade exemplificadas pelo docente a maior incorporação das mulheres no mercado de trabalho, a utilização mais intensa de força de trabalho dos imigrantes e um movimento de reorganização geográfica da produção, com o deslocamento de núcleos produtivos entre nações, regiões e continentes, como também mudanças espaciais de centros de produção no interior dos países.

“É sobre o conjunto dessas transformações que são postos desafios para os países e para as ações estatais e é sobre essas questões que faremos a reflexões durante a live”, finaliza Albani.

SOBRE O PALESTRANTE

O palestrante é pesquisador na área de trabalho há mais de 14 anos, sendo autor dos livros Para Além de Prometeu? Publicado pela ela Edufal em 2015; Precarização – degradação do trabalho no capitalismo contemporâneo; Mercadoria Força de Trabalho, lançados esses dois últimos pela editora Coletivo em 2019 e 2020, respectivamente. O professor da Unit/AL também foi agraciado com o Prêmio Capes de Tese em 2019, menção honrosa em Serviço Social, recebido em razão de sua pesquisa com o título: Prekärer, que analisa os fundamentos da precarização do trabalho a partir da crítica da economia política.

Compartilhe: