MENU

Doenças autoimunes, o que são?

Conheça mais sobre o que são essas doenças, diagnóstico e principais patologias

às 18h18
Diabetes tipo 1 é uma doença autoimune
Diabetes tipo 1 é uma doença autoimune
Compartilhe:

Por motivos diversos e às vezes desconhecidos, o corpo humano começa a confundir as próprias proteínas com invasores, com isso, ele começa atacar como mecanismo de defesa. De forma resumida, isso seria as doenças autoimunes, quando o próprio sistema imunológico começa agir de forma diferente do esperado.

Nesse processo, como nosso corpo perde a capacidade de identificar, ele começa atacar células, tecidos e até mesmo os próprios órgãos. Ainda não se pode ao certo falar sobre sintomas, até porque cada caso clínico será diferente. O que pode ser notado é sinais em comum como: cansaço, febre baixa, emagrecimento e mal-estar e claro, a inflamação. 

O diagnóstico leva tempo e é feito com auxílio de vários médicos, exames e análises. O ideal é que o tratamento seja feito com um clínico geral com especialidade em autoimunidade ou um remautologista. A Policlínica de Medicina da Unit/AL dispõe da especialidade de Reumatologia com atendimento gratuito para a população.  agendamento é feito através do número 3311-3209 de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h das 13h às 16h. 

Conheça algumas das doenças autoimunes mais conhecidas:

Diabetes (Tipo 1) – Doença crônica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. Geralmente, ocorre na adolescência. Os sintomas incluem sede excessiva, micção frequente, fome, cansaço e visão turva.

Esclerose Múltipla – Doença em que o sistema imunológico destrói a cobertura protetora de nervos. A esclerose múltipla causa muitos sintomas diferentes, entre eles perda da visão, dor, fadiga e comprometimento da coordenação motora. Os sintomas, sua gravidade e duração variam conforme a pessoa.

Artrite reumatóide – Uma doença inflamatória crônica que afeta muitas articulações, incluindo as das mãos e dos pés. A artrite reumatoide afeta o revestimento das articulações, causando inchaços doloridos.

Lúpus – Doença inflamatória causada quando o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos. O lúpus eritematoso sistêmico (LES) pode afetar articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões. Os sintomas variam, mas podem incluir fadiga, dores nas articulações, manchas na pele e febre.

Leia também: Alunos de Medicina realizaram pesquisa sobre Lúpus eritematoso sistêmico

Compartilhe: