MENU

Docentes de Medicina participaram de oficina sobre Teste de Progresso

Oficina foi ministrada pela Associação Brasileira de Educação Médica

às 14h47
Compartilhe:

Orientadores da Associação Brasileira de Educação Médica realizaram, no último mês de fevereiro, a oficina sobre o Teste de Progresso (TP) entre docentes de todos os cursos de Medicina do Estado de Alagoas. No último dia 14 de fevereiro, professores do Centro Universitário Tiradentes – Unit AL se reuniram para participar da oficina que irá contribuir ainda mais para os processos de avaliação.

O objetivo foi apresentar os fundamentos teóricos e práticos dessa estratégia de avaliação na educação médica e seu lugar na avaliação programática, exercitando a construção de questões. O encontro foi acompanhado pelo coordenador do curso de Medicina da Unit, Prof. Dr. Roberto Cordeiro, junto à equipe da ABEM.

As oficinas do Teste Progresso contam com a participação de docentes de diferentes áreas do conhecimento médico que opinam sobre as questões abordadas na prova. O objetivo é garantir que o teste contemple os conhecimentos e habilidades necessárias para um formando em Medicina.

Teste do Progresso

O Teste de Progresso desenvolvido pela ABEM visa avaliar o ganho de conhecimento por parte de alunos nas áreas básicas e clínicas importantes para aproveitamento do internato e desenvolvimento final do profissional.

Dessa forma, é feita uma curva de acertos nas questões. Esta curva, progressivamente crescente, mede o grau de evolução dos conhecimentos e habilidades ao longo dos semestres. Como as questões são elaboradas pelos docentes dos diversos cursos de Medicina do Estado, a curva montada permite a cada instituição a correção de eventuais desvios no processo de formação do aluno.

Compartilhe: