MENU

Docente do curso de Comunicação Social da Unit é Orientadora do Projeto ALI do Sebrae

Janaina Galdino orienta um grupo de 10 agentes locais de inovação e tem conteúdo sobre Gestão da Inovação publicado pelo Sebrae em Alagoas

às 19h01
Compartilhe:

Há 19 anos, inovação tem sido a área de atuação e estudos de Janaina Galdino, desde que atuava como gerente de Incubadora de Empresa, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com o então e atual reitor da Universidade Federal, Pós-Doutor Josealdo Tonholo. Na oportunidade, foi feito um trabalho de iniciação cientifica para mudar o processo tradicionalista dos alunos, técnicos e professores da Ufal, através da incubadora de empresa.

Atualmente, a professora dos cursos de Comunicação Social do Centro Universitário Tiradentes – Unit AL, Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual e Inovação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Orientadora bolsista pelo CNPq, também se destaca como Orientadora do Projeto de Agentes Locais de Inovação, do Sebrae.

Ao todo, Janaina orienta um grupo formado por 10 agentes locais do Projeto ALI 2019/2020 na produção de artigos científicos, estudo de caso e na aprovação para publicação definido pelo Sebrae Nacional.

“No primeiro ciclo, entre abril e dezembro de 2019, realizamos a análise da gestão de inovação de 200 empresas. Para este ano de 2020, no período de fevereiro a agosto, a iniciativa é de prospectar empresas, bem como, produzir um caso de sucesso de cada área de gestão da inovação”, ressalta Janaina Galdino.

O Projeto ALI tem o objetivo de promover a melhoria da produtividade dos pequenos negócios, a partir de ações de inovação, em produtos e serviços, práticas sustentáveis e digitalização. É voltado para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, dos setores de comércio e serviços.

O acompanhamento pelo ALI tem a inovação (nova solução, inovação em produtos e serviços, inovação em modelo de negócios, inovação de processos) como meio de geração de resultados concretos para as empresas participantes. Eles podem ser vistos na forma de aumento de receita, redução de custos e crescimento da produtividade.

Os Agentes Locais de Inovação (ALIs) são bolsistas do CNPq, graduados, selecionados e capacitados pelo Sebrae para atuar nas micro ou pequenas, ajudando a implantar a gestão da inovação nessas empresas.

Gestão da Inovação

Ainda sobre o assunto e transmitindo seus conhecimentos adquiridos ao longo dos 19 anos de atuação em Inovação, Janaina escreveu um conteúdo sobre ‘Gestão da Inovação para Micro e Pequenas Empresas’, em parceria com Fábio Rosa, consultor do Sebrae em Alagoas.

O texto está publicado na rede social Instagram do Sebrae em Alagoas (@sebraealagoas), orienta como as empresas podem se tornar mais competitivas e sustentável no mercado globalizado, através dos tipos de inovação.

Compartilhe: