MENU

Docente da Unit AL lança dois livros na Bienal 2019


às 18h57
Uma professora do Centro Universitário Tiradentes – Unit AL terá duas criações literárias lançadas no próximo dia 7 às 19h na Bienal do Livro, em Maceió.
Compartilhe:

Maria Rosa, enfermeira e docente do curso de Medicina irá expor no evento dois livros, sendo um o Sorriso de Plantão: Um sentimento que não pode parar. O livro conta a história dos Palhaços Doutores do projeto de extensão universitária que está completando 18 anos. A obra relata como as atividades são desenvolvidas, como e o que fazem durante as visitas aos hospitais e como é o processo de capacitação, entre outros.

Criação de Maria e do estudante do último ano de Terapia Ocupacional, David Melo, o livro conta em um capítulo sobre Karla Galindo, aluna do curso de Medicina da Unit que há 2 anos sofreu um acidente e veio a falecer. Conta, também, sobre o fato da logo da obra ter sido alterada em homenagem à Dra. Turu Turu, nome que Karla era conhecida.

O segundo exemplar da docente, chamado Hemoterapia Essencial, trata sobre a doação de sangue, cadastro e medula óssea, sendo resultante também de um projeto de extensão que se originou do então citado Sorriso de Plantão. “Como ficávamos com as crianças hospitalizadas e víamos a necessidade delas receberem sangue, nós criamos um projeto a parte e esse livro conta sobre quem pode e quem não pode doar, quais são as dificuldades e potencialidades dos bancos de sangue, entre outros”, conta.

Dentre os 21 capítulos, existe um que fala sobre as terapias alternativas do sangue, destinado às pessoas testemunhas de Jeová, que entre suas práticas religiosas está a proibição de que os fiéis se submetam a transfusões de sangue, graças à interpretação que fazem da Bíblia a partir de versículos de vários livros, como Gênesis e Atos dos Apóstolos. Pensando-se nisto, o livro foca na terapia alternativa ao sangue.

O livro tem a contribuição de alunos e docentes, além de Maria, Claudio Soriano, Paulo Medeiros, Renata de Almeida e Maria Anilda.

Compartilhe: