MENU

Disciplina de estágio na Fisioterapia acompanha a saúde física dos colaboradores

Instituição é pioneira em realizar o serviço de Cinesioterapia Laboral como componente curricular obrigatório

às 22h52
Visando melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e contribuir com o conhecimento dos alunos, o curso de Fisioterapia do Centro Universitário Tiradentes – Unit – implementou em sua grade de estágios obrigatórios o campo de Fisioterapia do Trabalho. É a primeira Instituição de Ensino Superior de Alagoas a conseguir esse feito. Na ocasião, os acadêmicos do 9° período, acompanhados por um professor/preceptor, realizam o serviço de Cinesioterapia Laboral nos colaboradores da própria instituição.
Compartilhe:

“O bem-estar físico e psicológico, a qualidade de vida e a manutenção da saúde do trabalhador refletem e influem em todas áreas do ambiente de trabalho, desde o profissional atuante na produção até aquele que trabalha na alta administração”, conta o professor dr. Fábio Teixeira Monteiro.

De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013, 2,4% dos mais de 145 milhões de entrevistados apontaram um diagnóstico médico para Doença Osteomioarticular Relacionada ao Trabalho (DORT).

Nesse contexto, o fisioterapeuta atua dentro das empresas e organizações com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos profissionais, resolvendo questões de ergonomia, implantando programas de Cinesioterapia Laboral, identificando fatores que podem levar a quadros de lesões, tendo como foco principal resolver problemas de baixo rendimento por dores, mal estar corporal e desconforto no ambiente de trabalho. Com esse tipo de acompanhamento os profissionais conseguem melhorar o rendimento e produtividade dentro da empresa, além do bem-estar físico e social fora dela.

Os atendimentos ocorrem nos diversos setores da faculdade duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras pela manhã. Em cada ambiente de trabalho, são realizadas atividades físicas de curta duração, caracterizadas por exercícios preventivos de preparação, compensação e relaxamento das estruturas musculares envolvidas das tarefas diárias dos colaboradores.

Complemento

Além disso, a fim de integrar o trabalho de Cinesioterapia Laboral e oferecer um atendimento extra para os colaboradores que apresentem queixas álgicas relacionadas às atividades laborais, o estágio oferece ainda atendimentos fisioterápicos na clínica escola de fisioterapia, às segundas-feiras, nos grupos de Escola da Postura, em três horários: às 8h, 9h e 10h. Para ter acesso ao grupo, o colaborador deve solicitar a liberação de seu supervisor e agendar a sua avaliação na recepção da clínica de fisioterapia.

Compartilhe: