MENU

Discentes de Engenharia de Petróleo fazem visita técnica em campos petrolíferos

Alunos viajaram até Sergipe para conhecer as bases de Carmópolis e de Tartaruga

às 21h43
O Capítulo Estudantil da Society of Petroleum Engineers (SPE) do Centro Universitário Tiradentes – Unit, em parceria com a Empresa GEP, realizou uma visita aos campos petrolíferos de Carmópolis e de Tartaruga na última terça-feira (14). A aula extraclasse contou com a participação de 32 alunos do 4º ao 9º período. Além disso, os professores Me. Marcos Antônio e Prof.ª Dr.ª Vanessa Limeira acompanharam os alunos.
Compartilhe:

Em Carmópolis, o grupo visitou três sondas de workover, onde em uma delas estava sendo realizado fraturamento hidráulico – método de estimulação para aumentar a produtividade do poço. Na segunda, acontecia a limpeza e por último, a terceira estava em DTM. Nas paradas, os alunos receberam informações práticas das operações de intervenção nos poços e sobre os métodos de elevação artificial, com enfoque para o bombeio mecânico, bomba hidráulica e bomba centrífuga submersa.

Segundo a professora Vanessa Limeira, a ocasião foi de extrema relevância, pois o aluno vivencia as atividades de forma prática do Engenheiro de Petróleo aliando o conhecimento adquirido em sala de aula. “Na minha opinião, o estudante começa a ter senso crítico sobre a importância de se qualificar para atender as exigências do mercado de trabalho e como melhorar o relacionamento interpessoal, fator importante para que o trabalho seja bem executado”, conta.

A atividade englobou as disciplinas específicas do curso de Engenharia de Petróleo – Avaliação de Formação de Poços, Perfuração de Poços, Métodos de Elevação, Completação de Poços, Processamento de Petróleo e Gás, Higiene e Segurança do Trabalho.

Ainda de acordo com ela, a visita ao Campo de Tartaruga proporcionou aos alunos uma visão sobre perfuração direcional, da completação utilizando bomba hidráulica, visão prática de uma estação coletora com vaso separador trifásico e com vaso tratador de óleo. Neste campo, os alunos e professores coletaram amostras de petróleo na cabeça do poço, este com 42º API e praticamente sem água. O Engenheiro Willian da Hama Energy, atuando há 30 anos na área de petróleo, informou da importância do trabalho em equipe e do respeito ao colega de trabalho e ao meio ambiente.

O Capítulo Estudantil é composto pelos alunos: Ianara Bomfim da Luz – Presidente, Márcio Roberto de Andrade Araújo Filho – Vice-Presidente, Eduardo Pereira Lins – Tesoureiro, Evelyn Rayanne Lima Cavalcante – Secretária, Lays Pinheiro Sendris Silva – Diretora de Eventos, Mariana Pinheiro de Araújo – Diretora de Webmaster e Vanessa Limeira – Prof. Advisor.

Compartilhe: