Neste 23 de fevereiro é comemorado o dia nacional do Surdo-mudo. A data busca ajudar a promover iniciativas inclusivas, além de ressaltar as conquistas da Comunidade Surda e sua luta pela inserção dos surdos na sociedade.
A pessoa surda-muda caracteriza-se por ter a ausência da audição e da fala, porém suas limitações não alteram sua aptidão de aprendizado, o que permite que ela aprenda e possa conviver perfeitamente com as pessoas consideradas “normais”. Muitos indivíduos possuem voz e conseguem falar, porém, é necessário estimulá-los para que isso aconteça.
O Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas, acredita no poder transformador da educação, e por isso, investe em inclusão por meio do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS).
A coordenadora do núcleo, Verônica Wolff, explica que a instituição dispõe de sala de recursos, tradutores de Libras e tecnologias assertivas para os alunos com deficiência terem uma inclusão completa.
“Temos uma equipe multiprofissional que auxilia o aluno com deficiência ou transtorno de aprendizagem no que se refere às suas peculiaridades pedagógicas e psicossociais. Durante a graduação, fazemos este auxílio através de provas adaptadas, se o tipo de deficiência requer este tipo de adaptação e o aluno realmente solicitar; fazemos um trabalho junto aos professores para desenvolver essas provas e ampliar o tempo de aplicação, o que também é muito importante para que possam realizar as avaliações com mais êxito. A Unit não mede esforços para a inclusão e é muito bom fazer parte deste processo, fazendo com que a acessibilidade aconteça”, explica a coordenadora.
No último ano, a Unit teve a alegria de formar Rafaela Rangel, a primeira surda alagoana na área de Gestão de recursos humanos e no primeiro semestre de 2022, Paulo Victor, o primeiro Engenheiro Ambiental atuando no mercado e formado pela instituição.
Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial – NAPPS
O Napps é um espaço de todos que compõem o Centro Universitário Tiradentes. O Núcleo presta apoio pedagógico, psicológico e social aos discentes visando complementar e sugerir direcionamento no acompanhamento do processo de aprendizagem, tanto no desempenho acadêmico, quanto em assuntos que tenham reflexo nesse desenvolvimento, particularmente, de ordem pedagógica, psicológica e social.