MENU

Dia Nacional do Sistema de Braille

Data reforça sobre a importância de medidas de conscientização

às 21h30
Compartilhe:

8 de abril é celebrado o Dia Nacional do Sistema Braille, em homenagem ao primeiro professor cego do Brasil, José Álvares de Azevedo; o mesmo foi o primeiro a ensinar e divulgar o sistema francês de leitura e escrita, o Braille. 

O braille é uma representação tátil de símbolos alfabéticos e numéricos que utiliza seis pontos para representar cada letra e número, e até mesmo símbolos musicais, matemáticos e científicos.

Este sistema foi inventado por Louis Braille na primeira metade do século 19 e é utilizado por pessoas cegas e com deficiências visuais.

 A Comissão Brasileira de Braille (CBB) acompanha de forma efetiva a aplicabilidade do sistema em todas as áreas do conhecimento. Afinal, é importante que exista oportunidades iguais de ler e escrever. 

A  Unit Alagoas, por meio do  Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (Napps), com o propósito de complementar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico, oferece acompanhamento e aconselhamento personalizado. Além de que, a instituição proporciona todo um suporte aos alunos com deficiência visual. O Núcleo conta com máquinas de escrever e impressoras em Braille, além do acompanhamento das intérpretes: Cleone Correira – com curso de formação em Leitura e Escrita Braille; e Cláudia Nascimento – audiodescritora, com formação em atendimento especializado para pessoa cega pelo Centro Cyro Accioly.

O Campus da Unit também possui toda infraestrutura inclusiva, com sinalização de portas e passagens de acordo com norma ABNT 9050, e piso tátil. 

Compartilhe: