MENU

Dia Nacional do Combate e Prevenção à Trombose

Data foi instituída pelo Congresso Nacional

às 13h00
Compartilhe:

A trombose ocorre quando há formação de coágulos sanguíneos (trombo), que acarreta em uma inflamação nas paredes do vaso e, geralmente, ocorre nos membros inferiores. E, para promover conscientização e informações sobre a doença, o Congresso Nacional instituiu que em 16 de setembro seria o Dia Nacional do Combate e Prevenção à Trombose.

A data tem como propósito conscientizar e chamar atenção da população sobre os riscos, como ocorre a prevenção e como identificar os primeiros sinais da doença, afinal, saber identificar a trombose é importante pois atualmente é uma das causas de mortalidade ao redor do mundo. 

Mas, antes de conhecermos as formas de prevenção, é importante conhecer os principais fatores de riscos e seus sintomas. 

A trombose ocorre, em alguns casos, de forma espontânea; mas em via de regra a doença está ligada a fatores de riscos como obesidade, uso de hormônios, gestação, idade, tabagismo, doenças crônicas e outras. Quanto aos sintomas, é importante sempre prestar atenção ao corpo, pois edemas e inchaços são os sinais mais frequentes. 

Verificando esses sinais, é importante que o paciente procure auxílio de um profissional, pois a trombose tem sim tratamento, e é necessário realizá-lo nos estágios iniciais, possibilitando o avanço da doença. 

Compartilhe: