No Brasil, anualmente no dia 05 de agosto, é celebrado o Dia Nacional da Saúde. A data foi escolhida pois foi quando o médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro, Oswaldo Gonçalves Cruz nasceu, e tem como objetivo incentivar e reforçar a importância da educação sanitária e uma vida mais saudável.
Essa data foi instituída através da lei de número 5.352/ 1.967 e contém ações que visam despertar valores relacionados à saúde, que por definição vai além de cuidar de doenças, ser saudável está diretamente ligada a ações diárias, que auxiliam em fatores físicos e mentais.
Quem foi Oswaldo Gonçalves da Cruz?
Conhecido por ser uma figura importante dentro da história do combate de epidemias como febre amarela, peste bubônica e varíola no Brasil, além de ser fundador do Instituto Soroterápico Federal, que hoje é considerado como instituto Oswaldo Cruz.
Por ser um médico atuante nas lutas contra as doenças, em 1907 foi reconhecido internacionalmente no 14º Congresso Internacional de Higiene e Demografia, que ocorreu na Alemanha, onde recebeu uma medalha de ouro.
Dia da saúde e a importância de realizar exames de rotina
O principal passo no processo de uma vida saudável é a realização dos exames de rotina. Eles são essenciais na validação do estado de saúde, orientando o paciente em níveis referentes aos fatores de risco e preventivos, nas esferas físicas, hormonais, e químicas do corpo.
Os exames de rotina funcionam como estratégia de saúde preventiva, onde é realizada uma bateria anual de exames, possibilitando a detecção e cuidado precoce de diversas doenças.
Os exames mais comuns são: hemograma, glicemia, avaliação lipídeos do sangue, exame de fezes e urina entre outras.