Criada pelo movimento ‘Car Free’, ou em português ‘sem carro’, a data foi criada em 1997, na França, e chegou aos outros países já no ano 2000, e é celebrada em 22 de setembro, de forma anual e global e para estimular a reflexão do uso excessivo dos automóveis e os impactos ao meio ambiente.
Como o nome diz, a proposta desse dia é incentivar que as pessoas usem formas alternativas de mobilidade, reduzindo o impacto ao ambiente e conhecendo a cidade por outra perspectiva.
No Brasil, além dessa campanha há também o ‘Movimento Nossa São Paulo’, ‘Vá de Bike’ e ‘Na Cidade, sem meu carro’, nesse dia também há diversas ações afirmativas sobre a causa, além da disponibilidade de bicicletas de uso comum e passagem de graça para que as pessoas utilizem os meios alternativos de locomoção.
Por que existe um dia mundial sem carro?
Com o crescimento da urbanização houve também o da produção e venda de veículos, que além de acarretar em problemas de mobilidade urbana, trouxeram também um maior consumo de combustíveis, que gera mais poluentes na atmosfera, intensificando o efeito estufa e o aquecimento global.
Além dos danos ambientais, o uso excessivo do carro afeta também a qualidade de vida humana. Pois, embora seja mais prático a locomoção com o carro, a sobrecarga desses veículos, ainda mais em cidades não planejadas como as nossas, geram trânsito excessivo, o que afeta a mobilidade urbana e até mesmo a saúde física humana.