Instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que é responsável em questões especializadas voltadas para a área do trabalho, principalmente no que trata sobre cumprimentos das normas internacionais, 28 de fevereiro de cada ano como o dia Mundial de Combate de Ler/Dort – Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.
A Ler/Dort é definida como lesões por esforços repetitivos e contínuos, que estão relacionadas às atividades realizadas no ambiente do trabalho, podendo contemplar doenças como tendinites, tenossinovite e bursite.
O diagnóstico acontece através de consulta com especialista com base em exames, histórico pessoal e familiar e relato de comportamento de hábitos. E, o paciente que desconfie de alguma doença relacionada deve observar sinais como: formigamento, dormência, perda ou aumento de sensibilidade, fraqueza para segurar objetos, inchaço, fadiga, choques, redução de volume.
Nesses casos, um profissional que pode auxiliar a reduzir os danos causados por essa doença é o Fisioterapeuta, que cuida de as partes do corpo, como músculos e articulações, para compreender todos os tipos de movimento que ele é capaz de fazer e o que promove as suas lesões.