Com o propósito de trazer à tona pautas importantes como a visibilidade trans e o combate à violência contra esse segmento populacional, a comunidade LGBTQIA+ brasileiro, juntamente com os movimentos sociais e os Governos, promovem no dia 29 de janeiro, o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais (ou Dia da Visibilidade Trans).
A data também ressalta a importância da diversidade sexual e de gênero, e claro, a urgência necessária por respeito aos movimentos trans. Há diversas formas que podem ajudar na luta do movimento trans, e uma delas é a busca pelo conhecimento sobre a temática.
História
Em 2004, foi o ano crucial para ser estabelecido o dia nacional da visibilidade trans, pois neste ano, em 29 de janeiro, a comunidade trans – de forma coletiva – reuniu-se para promover e trazer à tona a importância da campanha “Travesti e Respeito”.
Esse foi o primeiro ato com essa pauta a ganhar repercussão, e o passo inicial para gerar uma onda de manifestações e campanhas ano após ano, sendo considerado um marco de uma luta diária.