Para relembrar a importância de manter o cartão vacinal em dia, em 9 de junho é celebrado o Dia da Imunização. A principal meta da data é conscientizar a população sobre a necessidade da vacinação, e isso deve ocorrer desde a infância.
E para que isso ocorra, o Ministério de Saúde do Brasil criou o Programa Nacional de Imunização, que estabelece um calendário anual de vacinação contra as principais doenças, e essas são oferecidas, de forma gratuita, através do Sistema Público de Saúde.
Entenda a importância de manter o cartão vacinal em dia
No Brasil, a vacinação virou política pública de saúde, e com isso se tornou referência internacional por seu Programa Nacional de Imunização (PNI). Porém, esse ano em especial, após a queda na cobertura vacinal, principalmente em crianças, há uma necessidade maior de relembrar essa importância.
Afinal, um cartão vacinal em dia é indispensável para o desenvolvimento da criança, e claro, para os adultos, que devem mantê-lo atualizado e ficar atento aos intervalos vacinais.
Atualmente, temos três campanhas em andamento: gripe, sarampo e covid-19.
No Dia da Imunização, Lígia Passos, enfermeira e preceptora do curso de Enfermagem do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), relata como não cair em notícias falsas e a importância de manter a vacinação em dia.
Qual a importância da imunização?
É a melhor forma de prevenir diversas doenças. As vacinas estimulam o corpo a produzir defesas imunológicas, que nos protegem contra várias enfermidades. A imunização está entre os três eventos que contribuíram para o aumento da expectativa de vida da humanidade, juntamente com o saneamento básico e a descoberta do antibiótico.
Com a pandemia da Covid-19, outras vacinas importantes ficaram em ‘segundo plano’. O que fazer para que o calendário vacinal da população esteja em dia?
Para que isso ocorra, é necessário conscientizar os pais ou responsáveis sobre a importância de atualizar a caderneta de vacinação das crianças e dos adolescentes, garantindo assim a proteção e a prevenção contra diversas doenças, além de criar campanhas de multivacinação e atualização dos cartões vacinais.
Por que é importante estar sempre atento ao calendário vacinal e tomar os reforços quando necessário?
A principal importância é manter a sua proteção por um determinado período. Com o passar do tempo, a imunidade vai cair e, por isso, é preciso tomar as outras doses, para que o sistema de defesa imunológico volte a fabricar anticorpos contra o agente que a vacina se propõe a proteger.