MENU

Dia da Imunização fortalece a importância da vacina

Brasil é um país referência em imunização, mas sofre com a desinformação da importância e as prevenções que a vacina possui

às 19h18
Compartilhe:

09 de junho é o Dia da Imunização. Uma data que se torna muito importante atualmente para lembrarmos da importância da vacina, a única solução possível para a amenização da pandemia do coronavírus. Juntamente do vírus há a desinformação. As fake news e o compartilhamento irresponsável de informações falsas têm causado medo nas pessoas mais leigas que decidem não se vacinar.

Referência mundial, o Brasil tem um plano de imunização de destaque que fornece à população cerca de vinte vacinas (incluindo a do coronavírus) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para prevenir diversas doenças em diferentes faixas etárias. Recusar a vacina ou não apoiar essa iniciativa pode levar a um retrocesso de anos de pesquisa científica.

Rita Webster, professora e diretora da Unidade Docente Assistencial Doutor José Lages Filho (UDA), localizada no Campus do Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas, comenta que para falar de vacina é necessário entender e valorizar a Ciência, o imunobiológico quando administrado no organismo, pois trata-se de um produto chamado antígeno que promoverá a formação de anticorpos, e estes têm como função atuar na defesa do organismo contra doenças imunopreviníveis como hepatite B ou Influenza – Gripe.

“O objetivo de se tomar a vacina é fortalecer o sistema imunológico, que mesmo sendo administrada individualmente é capaz de proteger coletivamente, para que haja uma redução de adoecimento ou de complicações”, explica a diretora.

Vacinas salvam vidas. Atualmente duas campanhas encontram-se em andamento: a da Covid-19 que pode ser acompanhada em https://vacina.maceio.al.gov.br; e a da Gripe que está disponível em todas as unidades de saúde.

Por Asscom Unit/AL

Compartilhe: