MENU

Dia da Imaculada Conceição de Maria é celebrada com feriado municipal

Data foi promovida de acordo com decreto publicado em janeiro de 2021

às 12h00
Compartilhe:

Além do feriado de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira de Maceió comemorado em 27 de agosto, outra celebração católica demarca a santa em 08 de dezembro com o Dia da Imaculada Conceição de Maria. A data celebra a concepção da Virgem Maria sem a mácula do pecado original, como forma de prepará-la para a vinda do Filho de Deus.

A data continuou sendo feriado municipal de acordo com o Decreto nº. 9.038 publicado em janeiro de 2021.

De acordo com o catolicismo, a Virgem Maria é venerada como uma santa imaculada e livre de pecados desde os primórdios do cristianismo. Apenas em 28 de fevereiro de 1476 esta data foi decretada pelo Papa Sisto IV como uma festa universal.

A festa da Imaculada Conceição ganhou caráter obrigatório no século XVIII, através da decisão do Papa Clemente XI. Porém, só recebeu o título de um dogma católico em 8 de dezembro 1854, pelo Papa Pio IX, sendo este o motivo da escolha do dia 8 de dezembro para celebrar a festa litúrgica.

Portanto, esta data comemorativa celebra a figura imaculada da virgem Maria como mãe do filho de Deus. Já o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, é comemorado em 12 de outubro.

*com informações do Calendarr

Compartilhe: