MENU

Destaque na Tn Petróleo

Artigo desenvolvido por estudantes do curso de Engenharia do Petróleo é publicado em revista nacional

às 17h49
Produzir um artigo científico, publicar o trabalho em uma revista de reconhecimento no país e ver o resultado ganhar projeção nacional. É dentro deste contexto, que os estudantes do 6º período de Engenharia do Petróleo do Centro Universitário Tiradentes (Unit), Ana Carolina Santos, Claudiane Ferreira, Márcio Roberto, Sebastião Henrique e Wellington dos Santos comemoram sua primeira publicação na revista Tn Petróleo, na edição especial Rio Oil & Gás 2016 Expo and Coference.
Compartilhe:

Com o projeto “Modelagem do flowmeter para estimativa de vazão de fluidos”, os alunos desenvolveram um protótipo para medir a relação entre o potencial elétrico, rotação por minuto (RPM) e vazão com ar e água.  Na prática, foram realizados dois experimentos: um com água e outro com ar, pelos quais foram observadas e calculadas as taxas de fluxo de uma zona produtora, como explica um dos idealizadores do projeto, Wellington dos Santos.

“O artigo surgiu de um trabalho executado para a Semana de Pesquisa (Sempesq) da Unit. Ver nosso trabalho conquistar êxito e sucesso com a publicação na revista Tn Petróleo é uma experiência muito rica não só para mim, como todo o grupo e orientadores. Esta é uma chance de enxergar e almejar novos horizontes, além de proporcionar mais clareza sobre o equipamento flowmeter”, destaca o estudante.

À frente da orientação do projeto, junto com o professor Edilson Ponciano, o Dr. Ernesto Vargas destaca a criatividade na estruturação de modelos físicos e a procura incessante de recursos como os grandes diferenciais dos estudantes envolvidos. Contudo, o profissional destaca o desenvolvimento das potencialidades de redação e digitação de artigos técnico-científicos um dos resultados mais positivos desta atividade.

“Como orientador, ressalto pontos fortes e fracos ao longo do processo de produtividade do grupo. Os alunos acreditaram na qualidade do trabalho executado e quebraram paradigmas ao conseguir a publicação numa nomeada revista da indústria do petróleo. Somado a isto, o espírito de equipe também foi estimulado durante a realização do projeto”, salienta o professor Ernesto Vargas.

 

 

Compartilhe: