MENU

Defenda o livro: Bibliotecários da Unit participam da campanha

Jadinilson Afonso e Gislene Maria escreveram artigo refletindo a importância da leitura e do livro como agente de transformação social

às 20h29
Jadinilson Afonso
Jadinilson Afonso
Gislene Maria
Compartilhe:

A campanha em defesa do livro #defendaolivro vem ganhando ampla mobilização em resposta ao projeto de reforma tributária proposto pelo Ministério da Economia, que abriu uma brecha legal para a taxação do livro. O que representará uma grande crise, frente ao que o mercado editorial já vem passando ao longo dos últimos anos.

A mobilização ganhou reforço dos bibliotecários  Jadinilson Afonso de Melo, do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) e Gislene Maria da Silva Dias, da Universidade Tiradentes, em Sergipe, que produziram o artigo “Livro: valioso instrumento de transformação social”, fazendo reflexão sobre os caminhos que devem ser traçados para ampliar o acesso à leitura.

Jadinilson explica que o propósito do artigo não é falar sobre o tributo, é fazer com que as pessoas reflitam quanto à questão do motivo pela qual as classes menos favorecidas não possuem acesso a leitura paradidática – o verdadeiro passaporte que faz com que as pessoas que não têm condições, conheçam outras culturas e possam, sim, contribuir para o nosso país; e torne-se um processo de retroalimentação”, ressalta o bibliotecário Jadinilson Afonso

O artigo retrata que “Ler é o maior passaporte para aqueles que não têm condições de viajar fisicamente. Não podemos também elitizar esta prática que já é escassa no País com a premissa de que aumentando os tributos sobrará dinheiro para investir em políticas públicas. Infelizmente temos exemplos no Brasil que isto nem sempre acontece.”

Confira o artigo completo aqui.

Identificada pela hashtag #DefendaoLivro, a mobilização contra o Projeto de Lei 3887/2020 conta com o abaixo-assinado ‘Defenda o livro: Diga Não à Tributação de Livros’ que já possui mais de um milhão e quatrocentos mil assinaturas. Participe também!

Compartilhe: