MENU

De calouros a internos: alunos de Medicina relatam experiências em artigo científico

Seis estudantes realizaram uma análise retrospectiva de 8 semestres na Disciplina Integração Ensino Serviço e Comunidade do curso de Medicina

às 18h27
Compartilhe:

Sempre incentivados pelo desenvolvimento de pesquisas científicas e acadêmicas, seis alunos do curso de Medicina do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) relataram suas experiências e vivências na na atenção primária e o Sistema Único de Saúde (SUS), através da disciplina Integração, Ensino, Serviço e Comunidade – IESC. O estudo científico e que será de grande importância para outros acadêmicos, foi publicado na Revista de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Sob orientação das professoras Maria Rita Webster Moura – coordenadora do IESC, e Simone Silva da Costa Aragão – médica e preceptora do IESC, os estudantes de medicina Felipe Manoel, Diandra Alcântara, Beatriz Tavares, Dennis Cavalcanti, Juliana Lima, Julia Silva Ferreira, observaram que a inclusão do estudante de Medicina desde o primeiro período nas Unidades Básicas de Saúde, auxilia na formação de médicos mais humanizados, proativos, responsáveis e conscientes acerca do Sistema Único de Saúde. 

O artigo relata que a união da teoria com prática possibilita um conhecimento mais consolidado, e este conhecimento pode ser propagado para a comunidade que os acolhe. Com isso, a disciplina viabiliza não só uma melhor formação do médico generalista, mas colabora também na melhoria da rede pública de saúde.

Os estudantes vivenciaram as oportunidades propostas pela IESC, inserção no SUS, desde o começo da vida acadêmica. Durante os primeiros oito semestres, eles conviveram com os desafios de solidificar em suas atuações, como alunos e futuros profissionais, os três pilares básicos da matéria: a prática precoce, o contato imediato com as necessidades básicas da maioria e o conteúdo teórico.

Confira aqui o artigo completo.

Saiba mais sobre o curso de Medicina

Compartilhe: