MENU

Dario Arcanjo tem sua vida dedicada à Educação

Reitor da Unit Alagoas celebra mais de 20 anos na área da educação no Grupo Tiradentes

às 17h26
Dario Arcanjo, reitor da Unit Alagoas
Dario Arcanjo, reitor da Unit Alagoas
Jouberto Uchôa, Fundador do Grupo Tiradentes e Dario Arcanjo, Reitor da Unit
Compartilhe:

Na comemoração dos 59 anos do Grupo Tiradentes, o professor Dario Arcanjo de Santana é uma importante referência e figura nessa construção de um dos maiores grupos educacionais do Brasil. Sergipano, mas Alagoano de coração, ele optou por criar um verdadeiro legado de amor à Educação.

“Eu acredito que a vocação para professor está no DNA da nossa família. Minha mãe foi professora, tenho irmãos e sobrinhos professores. Amamos o que fazemos”, assinala o reitor.

Graduado em Pedagogia, especialista em Gestão de Unidade de Ensino e Mestre em Recursos Humanos, Dario iniciou sua trajetória no Grupo Tiradentes como professor na então Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), em Sergipe.  Sua atuação era tão marcante como educador que foi convidado pelo fundador do Grupo Tiradentes, Jouberto Uchôa, a integrar a equipe que elaborou e implantou o projeto de transformar a Fits em Universidade Tiradentes (Unit), em Sergipe.

“Vieram novos desafios, como coordenação de ensino de graduação da Fits, pró-reitor adjunto de graduação da Unit e membro do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unit. E foi justamente quando eu era pró-reitor, que fui convidado pelo Grupo Tiradentes para implantar a Fits em Alagoas. Em 2006, começamos a funcionar no antigo Shopping Iguatemi, com os cursos de Serviço Social, Administração e Ciências Contábeis. Paralelamente, construímos o Campus, que foi inaugurado em 2008”. 

Seu empenho e dedicação, transformaram a antiga Fits em Centro Universitário Tiradentes – Unit/AL, com reconhecimento nota máxima (conceito 5), pelo Ministério da Educação(MEC). Hoje, o Campus da Unit/AL conta com uma ampla estrutura: são seis blocos, com a melhor estrutura de laboratórios de Alagoas, corpo docente formado em sua grande maioria por mestres e doutores, 700 colaboradores diretos além de terceirizados, a biblioteca com a maior base de dados, maior quantidade de títulos e exemplares entre as instituições de ensino no Estado, 21 cursos de graduação, 30 cursos de pós-graduação lato sensu, um mestrado e um doutorado, ambos em Sociedade, Gestão Pública e Tecnologia, mais de 80 laboratórios, além de um centro de saúde composto por uma clínica odontológica, clínica de fisioterapia, clínica de psicologia, clínica de nutrição e uma policlínica composta por 17 ambulatórios.

“Cheguei em Alagoas, há 14 anos, para implantar a Fits. Eu não conhecia ninguém: foi um bom e belo desafio. Primando sempre pela qualidade, hoje somos um Centro Universitário planejado estrategicamente, para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão com excelente padrão de qualidade, assegurado pela competência, dedicação, e compromisso dos seus professores e colaboradores”, defende.

Títulos conquistados em Alagoas

Fato marcante em sua trajetória, em 2014, Dario Arcanjo foi empossado como Reitor do Centro Universitário Tiradentes, a Unit Alagoas, com a presença do ilustre Prof. Jouberto Uchôa – fundador do Grupo Tiradentes.

A contribuição que hoje a Unit Alagoas é para a educação do estado de Alagoas, fez do Professor Dario Arcanjo uma figura importante na sociedade alagoana. Este reconhecimento veio através de diversos títulos: 

2010: Comenda Senador Aurélio Viana, concedido pela Câmara de Vereadores de Maceió; 2011: Destaque Empresarial Alagoano, concedido pela Tribuna Independente; 2012: Destaque Empresarial Alagoano, concedido pela Tribuna Independente;

2013: Título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas;

2013: Título de Cidadão Honorário de Maceió;

2013: Destaque Empresarial Alagoano, concedido pela Tribuna Independente; 2014: Troféu Gogo da Ema, Magazine Destaque Educacional;

2018: Embaixador de Alagoas, título concedido pelo Maceió Convention & Visitors Bureau.

2018: Comenda ao Mérito de Grande Cavalheiro da Ordem Cultural Gente da Gente.

2019: Título de Amigo da Academia Alagoana de Letras.

Na comemoração dos 59 anos do Grupo Tiradentes, o Reitor da Unit/AL, Profº Dario Arcanjo de Santana, deixa sua mensagem especial:

“É com enorme gratidão que comemoramos junto a todos vocês – que fazem parte do Centro Universitário Tiradentes, os 59 anos do Grupo Tiradentes. É um momento ímpar da nossa instituição que faz parte dessa história exitosa. O Grupo Tiradentes com o seu compromisso de fazer uma educação sempre voltada para servir e contribuir para o desenvolvimento da nossa região, continuou crescendo e em 2006 implantou a Faculdade Integrada Tiradentes, a FITS, aqui em Maceió. Inicialmente, através da qualidade imprimida e esforços dos nossos colaboradores, reafirmamos o nosso compromisso de contribuir com uma educação de qualidade para o estado de Alagoas. E em 2014 nos transformamos em Centro Universitário Tiradentes – a Unit Alagoas, credenciada inicialmente com conceito 4 pelo MEC, e reconhecida anos depois com a Nota Máxima – conceito 5. E mais uma vez, ressalto a importância das pessoas, dos nossos colaboradores, neste processo, que tanto se dedicaram para juntos alcançarmos esse recredenciamento. Vocês são o nosso maior orgulho. A nossa instituição sempre foi referência no nosso querido estado de Alagoas, os nossos alunos são destaques no mercado de trabalho e na nossa sociedade, tudo isso, graças a todos vocês que fazem o Grupo Educacional Tiradentes, e que fazem o nosso Centro Universitário Tiradentes. Por isso, estamos aqui, para registrar a nossa gratidão, por todo o compromisso, empenho e dedicação para fazer das nossas atividades acadêmicas e administrativas uma referência de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento do estado de Alagoas, do Nordeste e do Brasil. Parabéns! Somos um grande time, somos um grupo”.

Leia também:

Cristiano Montenegro tem quase 15 anos de história na instituição

Júlia Santos vivenciou a chegada do Grupo Tiradentes em Maceió

Silmara Mendes relembra sua trajetória profissional 

Conheça a história do Professor Sérgio Accioly

Compartilhe: