MENU

Curso de Serviço Social filia-se a ABEPSS

Esta aprovação é um reconhecimento importante para a formação profissional dos alunos e do trabalho dos professores do curso de Serviço Social e da própria instituição

às 14h23
O Centro Universitário Tiradentes – Unit através de suas ações e propostas de ensino inovadoras conquistou a filiação com à Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS
Compartilhe:

O Centro Universitário Tiradentes – Unit através de suas ações e propostas de ensino inovadoras conquistou a filiação com à Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS.

Essa filiação proporciona credibilidade, pois é uma entidade que acompanha o processo de formação  profissional em âmbito nacional. Esta aprovação é um reconhecimento importante para a formação profissional dos alunos e do trabalho dos professores do curso de Serviço Social e da própria instituição.

“Já vínhamos pleiteando há algum tempo esta associação de classe, entretanto, a aprovação à filiação da ABEPSS segue padrões rigorosos. Estamos felizes pela aprovação, e especialmente pelo parecer da referida entidade, que além de fazer elogios ao Projeto Pedagógico do Curso, reconhece o esforço do corpo docente em assegurar as diretrizes e a perspectiva crítica na formação frente as dificuldades postas pelas unidades privadas no Brasil”, coloca a coordenadora do curso de Serviço Social Silmara Mendes.

ABEPSS

A ABESS foi criada em 1946, então denominada Associação Brasileira de Escolas de Serviço Social, uma década após a instalação do primeiro curso de Serviço Social no Brasil, a Escola de Serviço Social da PUC-SP. Esta importante entidade acadêmico-científica completou 66 anos em 2012.

Um marco em sua história foi a Convenção de 1979, após o Congresso da Virada, quando assume a tarefa de coordenar e articular o projeto de formação profissional, transformando-se em Associação Brasileira de Ensino de Serviço Social. A criação do Centro de Documentação e Pesquisa em Políticas Sociais e Serviço Social (CEDEPSS), na década de 1980, veio a atender às novas demandas potencializadas com o surgimento dos Programas de Pós-Graduação, a partir de 1972.

Um novo momento marcante na história da ABESS ocorreu na segunda metade da década de 1990, com a mudança do seu nome para Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), justificada em função da defesa dos princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da articulação entre graduação e pós-graduação, aliada à necessidade da explicitação da natureza científica da entidade, bem como a urgência da organicidade da pesquisa no seu interior, hoje por meio dos Grupos Temáticos de Pesquisa e da Revista Temporalis.

Confira o documento aqui.

Compartilhe: