MENU

Curso de Psicologia do Unit realiza Cine PSI neste sábado


às 20h57
O Centro Universitário Tiradentes – Unit através do curso de Psicologia realiza mais uma edição do Cine Psi e desta vez o filme escolhido é o famoso “Precisamos Falar Sobre o Kevin”. O evento acontece neste sábado, 2 de abril, a partir das 13h30, no auditório II, no bloco C, do campus Amélia Maria Uchôa.
Compartilhe:

O Cine Psi – uma articulação entre cinema e psicanálise, ele é um projeto de extensão do Unit, que tem como objetivo geral possibilitar um espaço de discussão e articulação entre cinema e psicanálise, no sentido de explorar diferentes maneiras de pensar suas relações. Segundo Dunker e Rodrigues (2012) o cinema é uma obra extremamente coletiva. Sua linguagem é elaborada de forma a nomear a gramática do sofrimento social, construindo narrativas sobre os sintomas contemporâneos. Com o nascimento em uma mesma época, cinema e psicanálise respondem as exigências sociais e culturais de formas semelhantes: como modos de uso e construção de linguagem.

“Como já trabalho com filmes nas disciplinas que ministro no curso de Psicologia o projeto foi elaborado como um efeito do percurso de trabalho. Foi uma proposta pensada desde 2015 junto com os alunos do curso de Psicologia e que surgiu como fruto das discussões em sala de aula. A ideia inicial era expandir essas discussões, de modo a envolver a comunidade acadêmica e seu entorno. Estamos ansiosos para o primeiro CINE PSI de 2016 que acontecerá neste sábado dia 02, com a exibição e discussão da obra cinematográfica “Precisamos falar sobre o Kevin” afirma a professora e coordenadora do projeto Gabriela Moura.

As inscrições possuem o investimento de 1kg de alimento não perecível, podem ser realizadas pelo clicando aqui e os alunos também terão direito a certificado.

Comentarista

O comentarista do filme é Adalberto Duarte, que é Graduado em Psicologia, Pós-graduando em Psicologia Jurídica e Perícia Criminal Psicológica. Atualmente é Pesquisador do Projeto Alagoas em Rede em parceria com a Universidade Federal de Alagoas Núcleo Mulher e Cidadania, da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos do Estado de Alagoas e da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas – FAPEAL. Professor Titular do Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros de Direitos e Tutelares do Estado de Alagoas – Escola de Conselhos da Superintendência da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos do Estado de Alagoas. Professor Formador da Especialização Gênero e Diversidade na Escola da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Professor convidado do Instituto de Desenvolvimento Educacional Religioso e Cultural – IDERC nas disciplinas de Psicologia da Educação, Metodologia Científica, Psicopatologia e Dependência Química. Membro do Toro de Psicanálise. Psicólogo Clínico e Psicanalista.

Filme

Eva (Tilda Swinton) mora sozinha e teve sua casa e carro pintados de vermelho. Maltratada nas ruas, ela tenta recomeçar a vida com um novo emprego e vive temorosa, evitando as pessoas. O motivo desta situação vem de seu passado, da época em que era casada com Franklin (John C. Reilly), com quem teve dois filhos: Kevin (Jasper Newell/Ezra Miller) e Lucy (Ursula Parker). Seu relacionamento com o primogênito, Kevin, sempre foi complicado, desde quando ele era bebê. Com o tempo a situação foi se agravando mas, mesmo conhecendo o filho muito bem, Eva jamais imaginaria do que ele seria capaz de fazer.

Compartilhe: