MENU

Curso de Odontologia avança na pesquisa

Artigos de mestres e alunas foram publicados em revistas científicas e apresentados em congressos nacionais

às 20h17
Na 34ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, um dos eventos mais relevantes de pesquisa na Odontologia, o Centro Universitário Tiradentes – Unit – foi representado pelas estudantes Lucya Moreira, Cibele Leite, Estéfane Carvalho e Ana Cláudia Cavalcante com o artigo “Análise comparativa dos níveis de mercúrio presentes em resíduos de restaurações de amálgama”.
Aluna Cibele Leite apresentando pesquisa em congresso
Aluna Cibele Leite apresentando pesquisa em congresso
Compartilhe:

Orientado pelo Prof. Me. Henrique Pereira Barros, o objetivo da pesquisa é mostrar a crescente busca pela odontologia estética, que visa substituir restaurações de amálgamas (consideradas esteticamente “feias”), por restaurações de resina, que chegam mais próximo ao natural do dente. Cria-se uma preocupação onde os restos de amálgama serão despejados, pois esses restos contém mercúrio que pode contaminar o meio ambiente.

O artigo foi publicado na revista Brazilian Oral Research do próprio congresso. De acordo com Lucya Moreira, essa pesquisa despertou um novo olhar sob o tema. “Me fez repensar o impacto que essas substituições tem, não só sobre o dente, como também no meio ambiente. Percebi que devemos pensar em uma solução alternativa diante da problemática proposta e pensar numa odontologia mais social e ecológica”, conta.

Outro trabalho realizado pelas alunas, também foi apresentado e publicado na ocasião. Cibele Leite apresentou o artigo “Importância das medidas de biossegurança dotadas para canetas de alta rotação na prática odontológica”. Elas realizaram um estudo utilizando questionários com 62 cirurgiões dentistas ativos e regularmente inscritos no Conselho Regional de Odontologia, no qual o principal objetivo, era de identificar quais medidas de biossegurança eram adotadas pelos cirurgiões dentistas e qual especialidade era a mais cuidadosa.

O professor Pedro Costa, teve seu artigo aprovado na revista americana Journal of Craniofacial Surgery e será publicado na próxima edição. A pesquisa fala sobre uma técnica de osteotomia (corte ósseo) na mandíbula para correção de assimetria facial decorrente de um crescimento anormal da cabeça da mandíbula.

Segundo o professor, uma das coisas que mais o motivou para publicar o trabalho, foi o bem estar e a felicidade da paciente após o tratamento. “Outra motivação minha foi de poder compartilhar com a comunidade acadêmica e principalmente com outros cirurgiões o resultado que obtive uma técnica cirúrgica simples, porém eficaz, para tratamento de certos tipos de assimetrias faciais”, diz.

Outro trabalho de destaque no curso, foi o artigo feito pela aluna Bárbara Assunção “Atividades lúdicas como estratégia para promoção da saúde bucal infantil”. O material publicado na Revista Saúde e Pesquisa, de Maringá (PR), teve orientação da professora Ana Lídia Soares. O trabalho trata da importância da utilização do lúdico como uma ferramenta para promoção da saúde bucal infantil, destacando algumas atividades que podem ser utilizadas pelos cirurgiões-dentistas para facilitar a aprendizagem e o conhecimento sobre saúde bucal.

A mestra conta que o maior estímulo que teve para auxiliar Bárbara, foi a oportunidade de propiciar visibilidade à comunidade acadêmica sobre o tema que ela já vinha estudando e aprimorando no decorrer do curso. Já a aluna, fala que essa pesquisa contribui para evoluir na graduação e para escolha da carreira profissional no futuro.

“As atividades propostas no artigo estão sendo realizadas no “Projeto de Extensão Aprender Brincando- Atividades Lúdicas na sala de espera da Clínica de Odontopediatria” do Unit/AL  onde existe a possibilidade de ser colocado em prática todo conhecimento adquirido, além de tornar o atendimento mais dinâmico para o paciente e o dentista”, divulga Bárbara.

Compartilhe: