O curso de nutrição desde o 1º período incentiva e trabalha com os discentes as práticas extensionistas e investigativas, incentivando a extensão e pesquisa no aluno. O curso possui mais 90% de professores doutores e mestres, todos focados no despertar de um olhar crítico e reflexivo. Além de possuir uma estrutura nova e moderna, composta pela Clínica de Nutrição, totalmente equipada para as práticas das disciplinas e para o desenvolvimento do estágio.
Mais de 60% do docentes são regime parcial ou integral, ou seja, além de atividades em sala de aula, desempenham atividades de pesquisa, extensão e gestão. O curso também proporciona ao futuro bacharel em Nutrição, as condições necessárias à sua formação profissional, técnica, científica, ética e humanística, para atuar em todas as áreas do conhecimento em que a Nutrição se apresenta fundamental para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, contribuindo para a melhoria ou a manutenção da qualidade de vida. Além de manter-se alinhamento entre o ensino-pesquisa–extensão através das disciplinas de práticas extensionistas e práticas investigativas.
Os alunos também podem participar do Programa de Bolsa de Iniciação Científica (PROBIB) e o Programa Voluntários de Iniciação Científica (PROVIC), além de poderem se envolver em pesquisas e monitorias, nos quais eles auxiliam os professores em investigações e aulas práticas, promovendo a cooperação mútua, o avanço da ciência e o estabelecimento de novas práticas.
O objetivo do curso é propiciar ao futuro bacharel em Nutrição uma formação técnica, humanista e crítica, com capacidade de atuar de forma generalista nas áreas do conhecimento em que a nutrição se apresenta essencial para a promoção, manutenção e recuperação da saúde de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida.
“Agradeço, primeiramente, o poio recebido por todos que se envolveram na avaliação do curso, além disso, a disponibilidade e comprometimento dos nossos professores, toda equipe Unit e também dos nossos alunos que estiveram juntos nessa etapa. O maior ponto forte nesta avaliação, além do conceito atribuído ao curso, foi à parceria entre todos e a oportunidade de promover melhoras e crescimento ao curso de Nutrição. Por último, para dar a dimensão dessa vivência gostaria de dizer que fiquei muito satisfeita com o trabalho em equipe e realmente com o resultado alcançado em tão pouco tempo”, afirma Sybelle Araujo.