MENU

Curso de Medicina oferece metodologia Paciente - Ator


às 15h36
O Centro Universitário Tiradentes – Unit – através do curso de Medicina oferta aos alunos uma metodologia de aprendizagem intitulada Paciente – Ator (a). Ela permite com que os alunos percebam os cuidados de forma humanizada e simulem as práticas profissionais uns com os outros.
Compartilhe:

O processo de aprendizagem, por meio de situações simuladas utilizando a metodologia Paciente – Ator (a), tem se mostrado um método útil e efetivo na avaliação de desempenhos e habilidades clínicas, visto que permite o controle de fatores externos, padronização dos problemas apresentados pelos pacientes e feedback positivo para os alunos, aumentando o autoconhecimento e a confiança deles. Ainda proporciona a oportunidade para que a aprendizagem clínica seja centrada no paciente, garantindo um melhor relacionamento interpessoal, resolução de problemas e análise e síntese das informações clínicas, mesmo sem a utilização de pacientes reais. Os alunos que participam tem direito a horas para atividade complementar.

“O uso dessa ferramenta permiti a execução dos cenários planejados, por ser um recurso que dispensa tecnologias específicas, em simulação realística, possibilitando a criação dos espaços de formação Saúde em Medicina. Através da simulação, o cuidado torna-se humanizado e ético, em virtude de não realizar um determinado procedimento diretamente no paciente, sem treinamento prévio. Além disso, os professores podem utilizar a simulação como método de ensino, onde corrigem e reforçam os pontos em que o aluno precisa melhorar para que na prática clínica diminuam as chances de grandes erros”, afirma a coordenadora do curso de Medicina Nilza Martins.

“A metodologia é nova aqui no estado e no começo me deixava um pouco nervoso porque no colégio os alunos eram muito passivos e acabava que nos acostumávamos a estudar apenas teorias. Quando entrei na Unit já conhecia o método e mesmo assim ainda foi um desafio no começo. Hoje vejo que a melhor forma de aprender é tendo a prática desde o começo e a metodologia que insere o paciente ator nas nossas provas acaba nos preparando para o futuro profissional e para o desenvolvimento das nossas habilidades de lidar com as pessoas. Acredito que a melhor forma de se aplicar o ensino médico atualmente é da maneira que o PBL é inserido na Unit, com teoria e prática concomitante e com a possibilidade de lidarmos com pacientes, mesmo que atores, desde o início do curso”, afirma o aluno do 3º período João Anselmo.

Como Funciona

A metodologia de aprendizagem em simulação é um processo muito importante para a formação dos alunos, juntamente com o ambiente físico, muito próximo dos ambientes onde um médico pode atuar. Os atores são pessoas e não bonecos, o aluno consegue fazer os exames básicos de aferição de pressão arterial, batimento cardíaco, respiratório, abdome, dentre outros. A situação criada neste ambiente de aprendizagem é muito próximo ao real, já que é uma simulação. As pessoas são convidadas a participarem desta vivência e disponibilizam seu tempo para colaborar na formação dos docentes de Medicina Unit- AL.

Trata-se de um momento significativo, visto que através da simulação, o cuidado torna-se humanizado e ético, em virtude de não realizar um determinado procedimento diretamente no paciente, sem treinamento prévio. Além disso, os professores podem utilizar a simulação para apreciar a comunicação, corrigir e reforçar os pontos em que o aluno precisa melhorar para que na prática clínica diminuam as chances de grandes erros.

 

Compartilhe: