MENU

Curso de Medicina da Unit/AL retoma atividades práticas para alunos do internato

Atividades práticas retornarão seguindo todos os protocolos de biossegurança para acesso e permanência no serviço

às 13h42
Webinar sobre a Covid foi a primeira preparação dos alunos para às práticas
Webinar sobre a Covid foi a primeira preparação dos alunos para às práticas
Compartilhe:

Por João Paulo Macena – Algo Mais Consultoria e Assessoria

Observando medidas de segurança e a aquisição de novas práticas e experiências pela equipe docente, o Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) iniciou, nesta terça-feira (28), a preparação para o retorno gradual das atividades do internato do curso de Medicina, com práticas no Centro de Simulação Realística (CSIM), localizado no Hospital Veredas, nos setores do próprio hospital, no Hospital Geral do Estado (HGE) e em algumas Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

A preparação teórica com os estudantes do 11º período começou com um webinário/workshop sobre a Covid-19, abordando o conceito e o histórico recente, a epidemiologia, a literatura, sobretudo o que é indício e evidência, manejo clínico para paciente ambulatorial, internado e na Unidade de Terapia Intensiva, bem como tópicos especiais sobre as fases do tratamento.

O workshop contou com a participação dos professores: Roberto Teixeira, André Seabra, Sarah Dominique, Teófilo Guimarães, Sílvia Pontes de Miranda, Aline Carvalho, João Lourival e José Antônio Martins.

Já a parte prática, terá início nesta quarta-feira (29) e sua continuidade nas quinta e sexta-feiras, das 7h às 19h, com o treinamento feito em três turmas reduzidas por dia, com cada uma delas composta por quatro ou cinco alunos, no Centro de Simulação Realística (CSIM). A partir do dia 03 de agosto, os estudantes estarão no Hospital Veredas, atuando em vários setores como Enfermaria e UTI; no Hospital Geral do Estado (HGE) e nas UPAs, sempre seguindo o protocolo de biossegurança, tratando itens como distanciamento, uso de EPIs, entre outros aspectos.

Reiterando que a Unit está empenhada no foco em oferecer toda segurança possível, com os EPIs necessários, dando suporte aos alunos, Jackelyne Oliveira, enfermeira e coordenadora do Centro de Simulação Realística (CSim) da Unit/AL destacou que os estudantes vão atuar em várias especialidades como urgência e emergência, UTI, pediatria e ainda reforçou a importância do treinamento ao abordar aspectos da Covid-19.

“O encontro é muito importante para esses estudantes que estão iniciando agora, principalmente por estarmos vivendo uma fase de pandemia. É tudo novo e diferente. Eles precisam treinar essas situações que vão viver bem futuramente. Serão preparados para uma lavagem básica das mãos e o uso do álcool em gel, paramentação e desparamentação, utilização adequada de EPIs, comportamento diante do paciente e intubação segura nesse paciente com suspeita de Covid-19”, pontuou Jackelyne Oliveira.

Atividades

A escala de atividades emergenciais para o início progressivo a partir do mês de agosto de 2020, contemplando o retorno dos alunos do 11º período do curso de Medicina do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) para atividades práticas seguindo diretrizes contidas na edição da última Portaria do MEC (Portaria nº 544 de 16/06/2020) está disponível neste link.

Compartilhe: